Como instalar pacotes AUR no Manjaro

O AUR (Arch User Repository) é um repositório que tem pacotes mantidos pela comunidade do Arch, antes, existia um gerenciador de pacotes AUR chamado yaourt mas ele foi descontinuado e nesse tópico irei ensinar como instala-los sem compilar ou algo do tipo
É muito simples, em um terminal execute sudo pacman -S pacaur
Para instalar um pacote é só executar pacaur -S (sem sudo, por questões de seguranca)
Eu utilizei o pacaur para instalar o google-chrome que por padrão não tem nos repositórios do Arch, lembrando que esse método funciona apenas no Manjaro Linux
Espero ter ajudado :slightly_smiling_face:
OBS: entre no site do Arch e clique em AUR no canto superior direito para saber os nomes dos pacotes caso esteja em dúvida

3 curtidas

Você pode pesquisar pelo próprio pacaur

pacaur -Ss nome

Eu instalei o trizen e o pamac prefiro estes.

Prefiro usar o pamac como AUR helper, tem uma versão gráfica e é mais intuitivo ao meu ver.
Penso que é uma alternativa melhor para quem tá começando a explorar o AUR agora, principalmente pelo fato de não se poder confiar em qualquer pacote do AUR, ele traz uma certa segurança a mais.

Na verdade o pacaur se encontra no AUR, então não basta um “pacman -S pacaur” pq o pacote não existe nos reposiórios do Arch. Para os interessado em instalar o pacaur o processo é simples.

1º Intale o git com:

$ sudo pacman -S git

2º Intale a dependência do pacaur “auracle-git”, verifique o “PKGBUILD”.

$ git clone https://aur.archlinux.org/auracle-git.git

$ cd auracle-git

$ makepkg -si

3º Clone o repositório do pacaur usando o comando abaixo.

$ git clone https://aur.archlinux.org/pacaur.git

4º Entre na pasta “pacaur” e verá que existe um arquivo “PKGBUILD” dentro da mesma. Confira o conteúdo do “PKGBUILD” com seu editor de texto favorito, após verificar execute o comando abaixo para instalar as dependências e gerar o pacote. O comando pacman -U para instalar o pacote.

$ makepkg -s

$ sudo pacman -U nome_do_pacote.pkg.tar.xz

Se realmente quer um controle maior sobre os pacotes recomendo o aurutils, funciona de maneira fantástica e eficiente diferente do pamac.

2 curtidas

E eu prefiro pacaur pois acho comandos no terminal melhor e mais rapido

1 curtida

Já no meu caso, prefiro o yay, é bem simples e funciona perfeitamente bem, pelo menos pra mim. Também tenho o pamac instalado, também instalei o pacote pamac-tray-appindicator, para que apareça as infos sobre updates no kde.

Mas só instalo os pacotes da AUR pelo yay, o pamac é só pra verificar informações sobre os pacotes.

2 curtidas

Eu só instalei um pacote do AUR o pamac-aur-git por causa da interface que integra perfeitamente com o gnome, mas não gosto do AUR e até tento sobreviver sem ele, mas dá um trabalho do cacete para ter as coisas que costumo utilizar sem o AUR, dá até raiva no community do arch nem tem a barra alternativa do rhythmbox

é um saco, não tenho problema em compilar pacotes, até gosto.

2 curtidas

Ultimamente estou tendo o mesmo comportamento que vc, acho que o único pacote que instalei do AUR foi o próprio pacmac, o pamac-tray-appindicator e um pacote intel-hybrid-codec-driver, evito estar instalando direto dele, só o que não tem nos repos oficiais e seja realmente necessário pra mim. O pamac estou usando apenas pra pesquisa de pacotes e informações sobre eles e suas dependências, nesse ponto, o pamac quebra um galhão.

2 curtidas

Pois é, mas falta muita coisa no community, deveria haver algo oficial com pacotes extra, nem digo pacotes non-free, mas pacotes extra de aplicações, por exemplo alguns plugins do rhythmbox, extensões do shell.

2 curtidas