Como instalar outra interface no Ubuntu?

A Gnome é muito limitada gostaria de usar outra interface official do projeto ubuntu, vi em um tutorial que é possível baixar e instalar via terminal, alguém poderia me passar os comandos para as interfaces ?

1 Curtida

Acredito que também possa servir a você: [Resolvido] Como instalar a interface XFCE no ubuntu 18.04 ?

Procure pelo nome da interface no Synaptic.

O que seria o Synaptic? um aplicativo da loja?

O Synaptic é um gerenciador de pacotes, ele já vem instalado por padrão no Ubuntu e serve para baixar coisas, assim como a loja.

1 Curtida

Aqui eu precisei instalar ele pela loja,

O Synaptic não veio por padrão?

Daria para ser mais específico? Qual interface você gostaria?

Ainda que dê pra instalar por cima qualquer interface, você provavelmente terá um sistema mais coeso se ir direto na flavor do Ubuntu com a interface que você quer.

Xubuntu - XFCE
Lubuntu - LXDE LXQt
Kubuntu - KDE Plasma (ou KDE Neon)
Linux Mint - Cinnamon
Ubuntu MATE - MATE
elementary OS - Pantheon
Ubuntu Budgie - Budgie desktop

etc.

Para as flavors oficiais, você geralmente tem meta-pacotes como:

• ubuntu-desktop
  • xubuntu-desktop
  • lubuntu-desktop
  • kubuntu-desktop

e assim por diante, então bastaria um:

sudo apt install xubuntu-desktop

Como exemplo.

Como eu disse, acho “mais jogo” instalar o Xubuntu direto, menos apps duplicados, menos coisas do GNOME.

Outro ponto que talvez você não tenha considerado:

Primeiramente, é mais do que óbvio que você é livre para mudar de interface e de distro o quanto quiser e quantas vezes quiser, mas as vezes eu acho que a galera subestima as capacidades das interfaces e sistemas em que estão, o GNOME mesmo, pode parecer bem engessado, porque ele é focado em produtividade, mas com uma extensão você “vira ele de cabeça para baixo”.

Da pra deixar ele com worflow do macOS, do Windows 10 (Cinnamon, KDE), entre outras coisas.

Acho um exercício de pensamento válido: Antes de mudar de interface, pergunte-se: “Eu já aprendi a tirar tudo o que essa interface pode me oferecer? Me dei ao trabalho de me adaptar ao Workflow do GNOME?”

Apesar de ser diferente, existe uma lógica de trabalho muito clara no desktop GNOME, a questão é que ela é diferente da convencional de qualquer outro desktop praticamente, em sua forma tradicional.

Isso gera aquele tipo de situação onde algumas pessoas não se adaptarão ao GNOME porque preferem o jeito clássico Windows ou macOS de usar o PC, e pessoas que não conseguem usar outra interface que não seja o GNOME por conta da forma única de funcionar.

Vejo alguns saírem do GNOME porque ele é “engessado”, como falam, aí vão para o KDE, que seria supostamente o oposto, mas nada customizam por lá, ou pouquíssimas coisas, que talvez pudessem ter feito no GNOME, e vice e versa, pessoas que dizem que o KDE é complexo demais, mas não tentam simplificá-lo de alguma forma.

Vale a reflexão.

10 Curtidas

Dio Gostaria de experimentar o MATE, eu já experimentei o Kubuntu ( pesado ) e o Mint ( otimo ) , quero mudar a interface porque é mais comodo e rápido, não preciso gastar 1 ou 2 horas de instalação e update etc, alem do mais busco conhecimento então quanto mais caminhos eu conhecer melhor.

então seria “sudo apt install mate-desktop” ?

aproposito baixei mas consegui não funcionou, não acho opção de alternar nem pelo Tweak tools

Não, quando digitei no pesquisa fui direcionado para a Gnome Store

Não tenho Ubuntu aqui, mas acredito eu que pelo Synaptic seja mais fácil.

No terminal, digite: sudo apt-get install synaptic.

Não sei quanto a interface Mate, mas aqui bastou digitar apt-get install xfce4 que deu tudo certo.

1 Curtida

estou com ele instalado eu vi uma opção do XFCE por lá.

usei o Synaptic e baixei a interface XFCE mas não encontro onde eu mudo, pelo Tweak tools não tem opção nem na entrada do sistema, acho que vou deixar quieto isso.

Bem pessoal eu não obtive exido , mas OK vlaeu e muito obrigado pela ajuda galera, vou adiar isso mais para o futuro enquanto dou uma aprofundada no assunto ate lá.

Calma ae, deixa eu arrumar tempo q acho pra vc.

1 Curtida

Pode deixar, agora estou sem Linux, formatei o PC recentemente, ainda tenho que colocar o Linux

Antes de mais nada, faça um backup

hehe AMO o mate, já fiz isso no pop os e funcionou direitinho. faz assim: no terminal sudo apt install mate-desktop-environment && sudo apt install mate-desktop-environment-extras && sudo apt install lightdm.

1 Curtida

vai aparecer uma caixa perguntando se você que o lightdm ou outro, aí vc seleciona lightdm, encerre a sessão e clique no ícone do gnome da tela de login e substitua pro mate. O mate é BEM cru e feinho padrão então não se assuste se o mate não se parecer com o do mint ou ubuntu-mate

Via terminal é sua melhor opção porque você pode instalar apenas a interface pegando a lista do @Dio:

Você pode instalar qualquer ambiente, SEM DUPLICAR aplicativos passando o parâmetro --no-install-recommends assim, por exemplo no kde:

sudo apt install mate-desktop --no-install-recommends

É pela tela de login que você muda

Mas o gnome não é engessado por causa de personalizações, em hardwares medianos é possível sentir um peso ao mover janelas no GNOME, as animações também engasgam isso tanto o Wayland quando o Xorg, isso aliado à usabilidade fora da curva e dependente do teclado/touch faz com que usuários passem a não achar ele tão interessante

1 Curtida