Estava fazendo uma arrumação aqui em casa e “encontrei” um notebook, comprado creio que a uns 8 anos, que era de uso da minha irmã e deveria estar engavetado a uns 5 ou 6. O note é um Acer Aspire 4553 com processador Athlon P320 dual core, 3 GB ddr3, video radeon 4250, 320GB Sata.
O HD estava com Windows 7 Home original da acer, formatei com Lubuntu 19.10 mas estou tendo problema para instalar os drivers corretos. Automaticamente foi instalado o driver amd chamado “radeon”, mas o touchpad não funciona, a placa wirelles é reconhecida mas mesmo eu ativando em drivers adicionais a única opção disponível, (Driver proritário alternativo. É assim que está descrito) não encontra nenhuma rede e não funciona. A placa de rede cabeada funciona normal. Outra situação é que o processador esquenta muito, o note sem fazer nada fica em 58-60 graus, navegando chegou a bater 71º. Não sei isso tem haver com falta de driver correto, pois mesmo instalando o cpufreaq e ajustando para modo de economia ou demanda, o processaor esquenta muito e sempre com consumo alto de cpu entre 50 e 100% de uso o tempo todo, mas não tem nenhum processo consumindo recursos.
Pergunto para os colegas se tem algum driver amd específico para instalar e se é normal esse processador esquentar tando assim? No windows pelo que notei rapidamente antes de formatar, ele conseguia controlar melhor isso mantendo o processador em uso e temperaturas muito menores.
O driver “Radeon” é apenas o driver de vídeo, não tem nada a ver com CPU ou rede.
Para que tu possa entender melhor como funcionam os drivers de vídeo para o teu notebook, e se existe uma opção melhor para ele, recomendo que leia este e este artigos.
Quanto a uso de CPU, temperatura e rede, tu já tentou utilizar alguma outra distro? O problema ocorre apenas com o Lubuntu? Sinceramente não faço ideia de como resolver isso, então vamos esperar que alguém com mais conhecimento responda.
1 curtida
Sobre o problema com a temperatura, dado o tempo de vida do notebook, pode ser sujeira acumulada no sistema de dissipação de calor, vale dar uma olhada, já que com 6 ou 8 meses de uso, um notebook atual já pode sofrer com esse tipo de problema.
Sobre a rede, vê qual é o o modelo e fabricante que fica mais fácil indicar uma possível solução.
1 curtida
Sobre o touchpad , eu recomendo você ir ate as configurações da própria distro em configuração de dispositivo e habilitar o click la, para isso você terá que usar um mouse, fiz isso aqui no meu notebook com AMD em que instalei o lubuntu, também não funcionava o touchpad e funcionou, espero ter ajudado.
1 curtida
sobre a temperatura o meu tem a mesma temperatura que o seu, acho que são os drivers mesmo, e o meu eu sempre faço manutenção e troco a pasta térmica.
1 curtida
Essa semana foi bem corrida e não tive tempo para trabalhar nesse note, vou fazer isso neste fim de semana e se tiver novidades eu foi atualizando aqui.
@anon17586640, o cooler e dissipador estão limpos, eu também já havia trocado a pasta térmica antes de colocar o note para funcionar novamente.
@DiegoKrieger, temperatura alta sempre foi um problema desse note. Me lembro que na época que ele estava sendo utilizado pela minha irmã, ele esquentava muito, só para ter uma ideia o teclado e a parte superior que ficam bem em cima onde o processador está eram tão quentes que se ficasse muito tempo digitando incomodava com o calor, chegava a dar sensação de queimar as mãos. Pior que já vi relatos e vídeos mais antigos no youtube dizendo que esse processador não esquenta tanto.
Por isso eu sempre achei que esse modelo de note da acer deve ter alguma falha de projeto ou esse note tem algum defeito desde que foi comprado.
1 curtida
Muito provável que 71º é tolerável.