Bom dia pessoal. Queria ter feito esse tópico ontem , mas tive uns problemas…Mas hoje, gostaria de saber como eu posso instalar o Opera GX no linux, gostaria muito de instalar ele pois gosto muito dele .
O Opera GX não tem versão para Linux. Se quiser tentar utilizá-lo pode usar o Wine, que é uma camada de compatibilidade para programas do Windows. Uma forma simples de utilizar é com o Bottles, tem no Flathub. Contudo, recomendo que não o faça, e escolha um navegador nativo para o Linux.
Edit: de acordo com esse post no Fórum do Opera não parece ser possível usar o Wine para o Opera, infelizmente terá que utilizar um outro navegador.
OperaGX não tem, tem somente o Opera.
@aguamole @marshallishere
Dia 4 desse ano o Opera normal chegou nos repositórios da pop shop, será que esse ano, o Opera GX também não iria chegar com versões para linux ?
Acredito que não. O Opera normal já existia no Linux por um bom tempo, foi só uma questão de colocar na Pop Shop. O Opera GX não tem uma versão feita para Linux, pelo menos o Opera ainda não lançou nem falou nada sobre até onde eu sei. Você pode acompanhar se sairá alguma versão para Linux pelo post no Fórum que eu linkei na resposta acima, acredito que seja dito lá.
Certo e muito obrigado pela resposta. Instalei o Opera normal pela pop shop, mas deixaram uma nota meio curiosa… Nota: " este pacote não é verificado, ampliado ou suportado pela opera"
Confesso que isso me deixou meio preocupado, eu devo me preocupar com isso ? Ou eu posso usar o navegador normalmente ?
Acredito que o pacote que você esteja usando é o flatpak, o Opera foi adicionado recentemente. Esse tipo de pacote não é exclusivo do Pop_OS, pode ser usado em qualquer distro. Quanto ao aviso, o pacote não é endorsado pelo Opera, muito menos revisado pelo mesmo. Contudo, o formato é aberto e pelo o que eu vi basicamente eles pegam o pacote .deb, que é feito para Debian/Ubuntu/Pop_OS/Derivados, e configuram, parece ser seguro de se utilizar. Esse pacote é criado e mantido pela comunidade, então depende da sua confiança nela. Você ainda pode instalar ele nativamente se quiser usar a versão vinda direto do Opera, mas se confiar não precisa.
Pelo que entendi, esse pacote é administrado por várias pessoas e como está dentro da própria loja do sistema, em tese seria seguro, não é?
Mas instalar o Opera sem ser pela loja não seria perigoso?
Uai, se a distribuidora for de confiança e estiver com o cadeado no navegador é seguro.
Tipo você pode baixar do site do Opera.
O site do Opera tem um cadeado e criptografia para garantir a sua segurança.
Tem certificado, tudo direitinho, é só você verificar o cadeado e o certificado e baixar.
Cara, esse negócio de https e http não definem se um site é ou não seguro.Isso já foi comprovado como 1+1=2, esses protocolos https são para “dizer” para o usuário se o site é original ou uma cópia, porém utilizo muitos sites http que são confiáveis.
Basta o seu DNS ser envenedado que seu cartão de credito vai parar na darkweb.
Considerando uma empresa grande como a Opera você pode achá-los facilmente. É importante ficar atento mesmo, pois podem haver certos problemas. Mas considerando que você sabe que o site é oficial, não vejo grandes problemas.
Baixei um .deb do site oficial da Opera, mas quando eu vou instalar, o instalador pede minha senha de usuário, pois para instalar alguns componentes do programa é preciso de acesso a um tal de super usuário.
Dá pra confiar nisso ?
Você precisa instalar o pacote como sudo e esses componentes são pacotes extras que não vem apenas no standalone (.deb) do opera, precisando serem instalados como “extras”. A minha sugestão é que se mantenha na versão em flatpak, pois a versão .deb vive “quebrada” por falta dos codecs e componentes para rodar contúdo DRM do Chromium (o qual o Opera é baseado).
Como que faz para instalar via flatpack ? Sem ser no terminal. ( minha distro é o pop os)
Qual o problema de copiar e colar um comando no terminal?
Comando: flatpak install flathub com.opera.Opera
Referência: Opera | Flathub
Sinceramente meu de mexer com terminal= vou fazer M
Mas enfim, muito obrigado pelo comando, mas poderia me passar um para desisistalar o opera ( só para o caso de eu ter que desistalar por algum motivo)
Só por curiosidade, o que é a flathub ?
Se for para desinstalar o do flathub: flatpak uninstall flathub com.opera.Opera
Se for para desinstalar o .deb: sudo dpkg -r opera-stable -y && sudo apt autoremove -y && sudo rm -f /etc/apt/sources.list.d/opera-stable.list
Sinceramente, sabendo ler e não ir por impulso já é 99% caminho andado para usar o terminal Quebrar o sistema faz parte, aprende-se assim. Dúvidas tem o google e o fórum justamente para serem sanadas
Muito obrigado
Flathub é o repositório principal de pacotes flatpak.