Como instalar o Wine Staging no Linux Mint 19.x e Ubuntu 18.04 LTS

Oi pessoal, quero compartilhar uma dica rápida aqui, que talvez não seja muito óbvia para os novatos especialmente (aliás, ele não tem obrigação de saber disso).

Quem usa o Lutris para jogar recebe também a recomendação de instalar o Wine no sistema (Download - WineHQ Wiki), e existe três versões:

  • stable (versão estável)
  • development (versão em desenvolvimento)
  • staging (versão bleeding edge)

Para a maioria dos casos a versão Stable é o suficiente, ela está no ramo 4.x no momento e está até disponível diretamente na loja de apps do Mint e do Ubuntu, então, basta instalar por lá. Alguns games, no entanto, podem tirar vantagem de uma versão mais recente do Wine, como a staging por exemplo, porém, se você já tentou seguir os passos descrito no site do Lutris ou do Wine mesmo para essa versão (staging), talvez tenha falhado por conta de dependências não satifeitas.

Tudo se resume a lib “FAudio”. Existe um motivo para este pacote não fazer parte do Wine, e eles explicam aqui: FAudio for Debian 10 and Ubuntu 18.04 - WineHQ Forums

O Wine Staging está na versão 5.x (e eventualmente chegará à versão Stable), porém, versões LTS do Ubuntu, Mint e até mesmo o Debian, não possuem essa lib ainda em seus repositórios, logo, não há de onde instalar ela automaticamente.

Solução

Basta baixar os pacotes .deb de 32 e 64 bits dessa lib e instalar dando dois cliques, ou pelo terminal (se preferir), estes são os repositórios:

Estes são os pacotes:

Depois deles instalados, o Wine Staging vai funcionar normalmente:

sudo dpkg --add-architecture i386

wget -nc https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key

sudo apt-key add winehq.key

sudo apt-add-repository ‘deb Index of /wine-builds/ubuntu bionic main’

sudo apt update

sudo apt install --install-recommends winehq-staging

Dá para fazer toda a instalação sem terminal se preferir no caso do Linux Mint, exceto o passo de adicionar a arquitetura de 32 bits de libs, mas eu suspeito que isso já seja padrão do Mint.

Valeu galera, espero ter ajudado! :slight_smile:

5 curtidas

Curiosamente tentei instalar o wine no neu notebook ontem a noite e não consegui. No desktop instalou sem problemas. Mais tarde testarei essas dicas. Mint 19.3 xfce 64bits.

1 curtida

Se usassem o recurso que os AppImages usam pra carregar bibliotecas em locais não padrão, isso seria facilmente solucionado, já que aparentemente o problema é apenas por não ser desenvolvido por eles

Boa dica muita gente estava quebrando a cabeça com isso

Por aqui nada feito…

Captura de tela_2020-01-12_13-05-00

Habilitou o suporte a i386?

Sim, está habilitado.

Resolvido.

Tinha instalado na ordem da postagem do tutorial. Primeiro o libfaudio0_19.07-0~bionic_amd64.deb e depois o libfaudio0_19.07-0~bionic_i386.deb. Daí dava o erro de instalação do libfaudio i386 e não permitia sua instalação. Fui no synaptic e vi que nas descrições do libfaudio0_19.07-0~bionic_amd64 ele substitui o libfaudio0_19.07-0~bionic_i386. Daí desinstalei o ibfaudio0_19.07-0~bionic_amd64 e consegui instalar o libfaudio0_19.07-0~bionic_i386. Com isso liberou a instalação do Wine hq.

@Dio fica a dica.inverter a ordem de instalações dos pacotes no tutorial.

Obrigado pela ajuda.

Estou tentando adicionar o repositório, está retornando essa mensagem: “Erro: precisa de um único repositório como argumento” .
O que pode ser ?