Como instalar o Wine no Linux Mint Xfce 20.2?

@Natanael.755 você que é mais inteligente do que eu, consegue dar uma luz? Será

Não é erro. Ele apenas está ignorando esse repositório/arquivo para evitar de quebrar o sistema. Só espera o Natanael responder para ver o que pode ser feito. Tenho em mente o que possa ser, mas não quero passar instrução errada e você quebrar o sistema por bobagem.

Obrigado friend.
Vamos aguardar!

Provavelmente há linhas duplicadas nos seus arquivos da sources.list.d, de uma verificada, pois aparentemente você desorganizo eles adicionando várias vezes a mesma PPA.
Qualquer coisa poste a saída deles para analisarmos.
sudo nano /etc/apt/sources.list.d/additional-repositories.list
Ou use um gerenciador e remova a PPA do Wine que é a que provavelmente você duplico e instale a versão que já está no repositório do Mint como indiquei acima.

@gigiolinux Tente restaurar os repositórios ao padrão. Vá no menu e procure pelo app “Fontes de Aplicativos”. Abra ele, e clique no botão "Restaurar configuração padrão (ou algo parecido), como na imagem abaixo (na foto está em inglês):

Galera, tenho receio de mexer no PPA.
Fiz isto e deu problema.
Abri até este post para tal:

O que posso fazer de certeza para instalar e colocar para funcionar o Wine?

Desculpe a pergunta friend. Sou leigo no assunto.
Posso fazer este comando sem risco de prejudicar o sistema?
Já tive problemas com o PPA.
Este post me salvou:

Atenciosamente,

Qual(is) programa(s) você pretende instalar usando o WINE?

Sinceramente, eu sempre recomendo usar um front-end facilitador, como o PlayOnLinux (tem na loja de aplicativos). Muitas vezes é desnecessário o sofrimento de instalar e administrar o WINE diretamente.

Quero o poker stars.
Não consegui quando tentei no PlayOnLinux.

Mensagem de erro ao tentar instalar:

Error in POL_Wine
Wine parece ter deixado de funcionar

Se seu programa está sendo executado, apenas ignore esta mensagem.

Segunda tela de erro ao tentar instalar o poker stars.

Error in main
Error while installing. Downloaded file not found.

Esse “erro” se dá porque o repositório está com um nome que o apt não reconhece, as listas de repositório devem ter extensão “.list” e esse aí tá escrito “.list.save.2”

O que fazer então friend?

Já tentou usar o Bottles?

Não conheço este programa.
Como funciona?

Comecei o processo de instalação.
Olha o resultado …

flatpak já é a versão mais recente (1.6.5-0ubuntu0.4).
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
N: A ignorar o ficheiro 'additional-repositories.list.save.1' no directório '/etc/apt/sources.list.d/' porque tem uma extensão inválida no nome do ficheiro
N: A ignorar o ficheiro 'additional-repositories.list.save.2' no directório '/etc/apt/sources.list.d/' porque tem uma extensão inválida no nome do ficheiro
N: A ignorar o ficheiro 'additional-repositories.listsudo apt update' no directório '/etc/apt/sources.list.d/' porque tem uma extensão inválida no nome do ficheiro

Então, você pode instalá-lo pela loja Linux Mint, só buscar por Bottles.

Ou por comando:

flatpak install flathub com.usebottles.bottles -y

Então, ele é como o Lutris. É uma interface gráfica para gerir o Wine e outros recursos (Proton, DXVK, etc., essa galera que faz rodar programas de Windows no Linux.)

Bem, procure por artigos sobre ele e vídeos no Youtube, tem até um vídeo do Diolinux falado sobre: https://youtu.be/TDfL33UTUb8?t=250

Em geral, bastar abrir o executável com ele e fazer “rodar”, aqui outro vídeo mostrando isso: https://www.youtube.com/watch?v=L0KEu1_uExc

A instalação aparenta ter dado certo.
Como executar o programa, no caso o Poker Stars?
E obrigado pela dica!

Então:

  • abra o Bottles

  • irá aparecer uma tela de início, dê “next, next e install”, e aguarde terminar
    Screenshot_20220201_191824

  • clique no botão de + ou em criar um novo bottle para criar um bottle (container), escolha o tipo, dê um nome e aguarde terminar.
    Screenshot_20220201_192549
    Screenshot_20220201_192559

  • terminado você irá clicar em executar e escolher o instalador do programa que quer.

  • é só prosseguir com a instalação como no Windows, no meu caso instalei o AIMP.

  • Os arquivos ficam em /home/SEU-USUARIO/.var/app/com.usebottles.bottles/data/bottles/bottles/NOME-QUE-VOCÊ-DEU/drive_c/.

Então, no meu caso, o AIMP ficou instalado dentro dessa pasta:


É só escolher o executável com o botão executar novamente e rodar o programa, que no meu caso é o AIMP.exe:

Funciona normalmente!