Como instalar o Ubuntu Touch no J400M

Olá, eu gostaria de instalar o Ubuntu Touch no meu celular e para não fazer nada de errado eu resolvi pedir ajuda aki, vou mandar as especificações do meu celular:

OS: Android 10 Device: SM-J400M (j4lte)
ROM: QP1A.190711.020.J400MUBSDCUK2
Baseband: unknown
Kernel: armv8l Linux 3.18.140-19180804
Uptime:
CPU:
GPU:
RAM: 1333MiB / 1836MiB

Primeiro: você não informou se quer o SOC, o que já complica mais ainda dar um norte. E outro ponto: não é como no desktop, que é espetar o pendrive e sair instalando. Usar o Ubuntu touch, assim como qualquer outra distro com foco mobile ainda é apenas uma quebra de conceito, ainda mais que o suporte ao Ubuntu Touch virou comunitário. Você não terá uma penca de programas funcionais, pois se trata de ARM64, não AMD64 e muita chance de nem funcionalidades básicas funcionarem como: Wi-Fi, Bluetooth, GPS e Ligações via SIM. Deixa de lado essa ideia para não fazer besteira… Ainda mais no celular o principal…

Difícil. Quase impossível. Você só consegue mudar o OS desse celular porque ele tem suporte ao Project Treble, não existe nenhuma ROM específica pra ele.

Eu diria que, com MUITO trabalho e estudo, daria pra portar o Ubuntu Touch pro J4+.

Vcs acham q eu consigo instalar o Ubuntu Touch com este vídeo?

Como assim não tem ROM específica?

Improvável. Minha recomendação é a mesma de antes: deixa isso de lado, pois você vai acabar perdendo seu celular por bobagem. Se quiser fazer isso, busque na internet por modelos já certificados que funcionem, como os antigos Google Nexus e use como aparato de testes.

Uma ROM do sistema já com suporte para esse modelo de celular…

Vc acha q eu posso conseguir instalar um outro Linux, tipo um desses:

  • Postmarket OS
  • Pure OS
  • Tizer OS
  • Calyx OS

Ou uma outra? É q eu gostaria mt de testar um OS q não seja o Android, tô um pouco cansado dele, obrigado pela atenção e por me ajudar!

Cara, o nicho Linux no celular é pequeno, tirando o Android (óbvio). De novo: não invente moda, não é como espetar um pendrive e sair usando. E, mesmo que você consiga instalar e fazer com que o básico pegue, os programas que você precisa não irão funcionar. Por exemplo: youtube, whatsapp (ao menos creio eu não ter uma versão para linux arm 64), google drive, por ai vai. Mas em fim, o celular não é meu, então se der ruim, não foi foi falta de avisar…

Não, se o celular não tem nem um Android customizado imagine um sistema Linux? Recomendo que, caso você tenha condições, compre um celular que já seja compatível. Da pra encontrar modelos compatíveis na wiki do Postmarket OS, mas provavelmente todas as ROMs são beta (ou até testes muito no início) e recomendado somente pra desenvolvimento e coisas relacionadas.

1 curtida

Olha amigo, acredito que o que você não está entendendo bem é que, diferentemente do desktop, onde existe uma imagem genérica de sistema (*.ISO), para cada telefone Android, deve ser compilado separadamente:

  • Kernel (baseado no stock ou modificado)
  • Recovery (geralmente TWRP)
  • Sistema (Lineage, AOSPA, Havoc, etc)

Sendo assim, caso seu dispositivo não possua algo pré-compilado que alguém de bom grado disponibilizou na internet, você teria que fazer isto por conta própria. Ou seja, analisar o código-fonte do kernel, recovery e stock do seu dispositivo, e fazer as adaptações para que seja possível inicializar algo além da stock.

Para o caso do Ubuntu Touch, deve-se ter um kernel especificamente modificado, baseado no projeto Halium, além de um recovery específico da UBports também. Caso você queira seguir o tutorial que mandastes (do Vega), você precisaria de um código-fonte AOSP para o seu dispositivo, o que ainda não foi feito. Você já tem o recovery TWRP (dei uma olhada no XDA do j4y18lte), mas ele deveria ser modificado para dar suporte ao Ubuntu Touch. Você tem um vendor compatível com Project Treble (disponibilizado pelo Asarre originalmente para o on5xelte, mas portado para o seu), que também deveria ser modificado para conseguir inicializar o Ubuntu. Ou seja, você precisaria fazer tudo sozinho, e praticamente do zero, além de precisar de um computador estupidamente bom. Caso esteja disposto ainda assim, pode começar a correr atrás da documentação do Android e das sources do seu dispositivo, para analisar tudo e adaptar uma device tree a partir disto. Caso contrário, recomendo que nem desbloqueie seu bootloader. Como o Galaxy J4 tem poquíssimos usuários, e aparentemente nenhum deles é metido a Android dev, o seu dispositivo possui basicamente 0 suporte da comunidade, a não ser pelos ports do Galaxy J5 Prime feitos pelo Asarre. Posso parecer ignorant, mas é a dura realidade, se você não está disposto a separar horas e horas do seu dia para estudar a documentação específica da área que deseja, você vai permanecer na stock.

Além disso, direcionei minha resposta ao Ubuntu Touch, mas ela vale para qualquer coisa que não seja a sua stock, incluindo versões modificadas do próprio Android.

É aí que tá – se ele não possuir um computador muito bom e vários meses de estudo disponíveis, ele sequer vai conseguir sair da stock. Se der algo ruim pra ele, foi com os ports do on5xelte feitos pelo Asarre, que inclusive contam com a flag [UNSTABLE] no XDA.

Só uma correção: o vendor desse dispositivo já vem com um ótimo suporte ao Treble, não é preciso e nem recomendado flashear outro. Por sinal, da pra baixar o TWRP diretamente pelo site.

Recomendo que o @Bryan.20 entre nesse grupo do Telegram (somente inglês), apesar de estar um pouco parado nesses últimos meses. Lá você não vai achar nada de especial, mas é legal pra acompanhar as novidades. Talvez tenha alguma coisa nova esse ano.

Okey, vou deixar quieto, mas tb to com problema no meu pc, deixei td explicado aki no fórum msm, este é o link:

Me ajudem lá tb, por favor, agradeço desde já, obrigado a todos pela ajuda e apoio prestados, fecharei este tópico então.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.