Como instalar o Ubuntu e Mint em dual boot

Boa tarde,

Instalei o Ubuntu 19.10 em modo legacy com participação /boot.
Gostaria de instalar neste mesmo HD o Mint e ter dois SO no mesmo HD.
Para instalar o Mint, devo criar uma partição /boot para ele?
Qual o melhor lugar para deixar o Grub?

1 curtida

No modo MBR só pode haver um bootloader. No seu caso só pode haver um GRUB. Se você instalar o grub no Mint, ele vai tomar o lugar do grub do ubuntu.

Se quiser manter o ubuntu como principal, teria que pular a parte de instalar o grub quando você tivesse instalando o mint (não sei como faz). Finalizava a instalação do mint (todo o sistema em apenas uma partição). Daí no ubuntu, dava o comando sudo update-grub e acredito que o grub iria detectar o mint na outra partição e adicionar uma entrada no menu para ele. Se o seu ubuntu não mostra o menu na iniciallização, precisaria configurar ele para mostrar ou então ficar apertando Shift durante a inicialização para pode entrar no Mint.

1 curtida

O HD foi particionado em GPT.

1 curtida

Se está com boot no modo legacy então o particionamento pode ser “GPT com MBR”, pois o legacy usa o MBR (master boot record) para armazenar o inicializador do sistema (bootloader).

Se você passar pra UEFI precisaria de uma partição para /boot/efi e pelo menos mais uma partição pro outro sistema operacional. O bom é que quando carregar o grub via UEFI ele vai detectar o ubuntu e poderá iniciá-lo desde que configure o ponto de montagem /boot/efi via fstab (dá um trabalho mas é possível)

1 curtida

Em GPT com MBT, como devo fazer a instalação do Mint?
Crio uma /boot para o Mint?
Onde instalo o Grub?

1 curtida

Manda a saída dos comandos pra eu ver como está seu disco:

sudo fdisk -l
sudo lsblk

1 curtida

imagem imagem

1 curtida

Então… vai ser complicado instalar mais um SO na sua máquina…

Quando o disco está particionado como DOS (ou MBR) como é seu caso, só podem haver 4 partições primárias. Para criar mais uma partição, deveria haver uma partição estendida para abrigar mais partições lógicas dentro dessa partição.
Acontece que as 4 partições primárias já estão em uso com o seu sistema inteiro, não tem como criar uma partição estendida (a partição estendida precisa ser uma partição primária) sem apagar ou mover a sua partição 4 (onde está o home).
Quando houve a instalação do seu sistema, não foi feito o recomendável, que é criar uma partição estendida para a última partição primária, e dentro dela criar uma partição lógica para aquela que seria a sua atual quarta partição (o home).

Para resolver isso precisaria (mantendo o formato DOS do particionamento do seu disco)

  1. fazer backup da partição /home
  2. deletar a partição 4
  3. criar uma partição estendida no lugar dela
  4. criar uma partição lógica (dentro da estendida) para o seu novo sistema operacional
  5. criar uma partição lógica para o seu /home
  6. reverter o seu backup para a nova partição /home
  7. atualizar o fstab para montar corretamente o /home

Aqui o seu computador estaria do mesmo jeito que está agora, mas preparado para receber mais um SO. Aí faria:

  1. Boot pelo instalador
  2. Uma dessas opções:
    a) durante a instalação indicava para montar o /boot na mesma partição do outro SO (pode dar problema, mas acho difícil) e instalava o grub do teu novo SO
    b) instalar tudo numa partição só, não instalar o grub no disco e tentar usar o que você já tem no ubuntu (mais seguro)
  3. Iniciar o computador e ver se deu certo!

Outra opção é fazer backup dos seus arquivos e reinstalar tudo do zero, mudando na BIOS para modo UEFI e tendo as vantagens de poder criar até 128 partições e instalar tantos bootloaders quanto couberem na sua partição EFI (que é obrigatório ter quando o computador está nomodo UEFI).

Como eu recomendo, computadores mais novos que foram fabricados a partir de 2012 já deveriam particionar seus discos com GPT e habilitar boot UEFI para contornar as grandes limitações da MBR e particionamento DOS, deixando o modo “legacy” de boot apenas para casos específicos.

2 curtidas

Ah, lembrando da opção fácil para instalar outro sistema operacional é conseguir outro disco! Daí você pode criar todas as partições nesse novo disco (ou aquele hd velho que está sem uso por aí) e mudar na BIOS padrão de boot para esse outro disco.

1 curtida

Se vc formatou a unidade em GPT e o Ubuntu está no modo legacy, não precisa criar outro /boot p/ o Mint… se tb vai ser em modo legacy
Instale o grub no sda que ele gerenciará os 2 sistemas durante o boot

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.