Como instalar o ubuntu 21.04 sem pendrive/cd?

Eu quero saber como instalar o Ubuntu 21.04 sem pendrive/cd, alguem pode me ajudar?

Tecnicamente é possível, mas se formatar seu computador com Linux já é meio arriscado, tentar formatá-lo contornando o uso de mídia externa é ainda mais.

Vai ser necessário:

• Reduzir a partição do Windows ou seja qual for o sistema instalado com ele rodando (risco considerável de perda de dados)
  • Criar uma segunda partição.
  • Formatar essa segunda partição com a imagem ISO
  • Reiniciar para o menu de UEFI, coisa que você teria que fazer do mesmo jeito se estive usando pendrive.

Note que você vai também ficar com uma partição de ~8GB (onde a ISO foi copiada) “ocupando espaço” inutilmente no disco que é, novamente, arriscada de remover sem um pendrive que pode rodar um sistema operacional “por fora” do disco.

É um procedimento mais complexo, mais arriscado, mais trabalhoso e com mais “pegadinhas” que a instalação por USB/CD. Se quiser fazer mesmo assim, faça backups de dados importantes em outra máquina (ou, bem, num pendrive/CD).

Link pro tutorial

(lembre-se de reparticionar o disco e observar com atenção a letra dada à segunda partição, antes de seguir o tutorial, ou você vai apagar a partição do Windows e perder tudo nela).
How to Install Ubuntu Without USB

3 curtidas

Entendi, não vai dar pra instalar

existe um app pra android que “transforma” seu celular em um pendrive bootaval, mas presisa de root.

A pergunta que não quer calar: por que diabos tu quer fazer isso? por que não pode instalar usando um pendrive bootável?

1 curtida

As vezes somente pela falta de um pendrive…

Creio que seja totalmente contra-mão fazer uma instalação dessa,principalmente se você for um iniciante.
Concordo com o @Capezotte ,se quiser fazer,tenha em mente que você precissará de um backup, e sem um pendrive não existira forma de voltar atrás. (Obvio,casso acha um erro)

3 curtidas