Como instalar o node.js no linux mint xfce 19.3 64 bits

oi gostaria de saber como posso instalar o node.js 15.0.0 no linux mint 19.3 xfce 64 bits

1 curtida

Segue a instrução no site deles:

  1. Faz o download do binário pra linux Download | Node.js
  2. Segue as instruções de instalação Installation · nodejs/help Wiki · GitHub
1 curtida

sudo apt install nodejs

1 curtida

No Mint não dá certo, pois a versão do reposotório é a 10. Ele quer a 15.0.0

2 curtidas

muito obrigado

baixei o node pelo binario linux e veio um arquivo .tar.xz como voce falou e agora o q faço

O pessoal recomenda sempre usar um gerenciador de versões como o NVM para instalar o node.

1 curtida

Eu recomendo sempre usar a versão do repositório da distro. No caso do Mint a v10.

Agora é seguir as instruções… Qual parte vc não conseguiu?

1 curtida

ao baixar do binario linux no site oficial como você disse veio um arquivo chamdo node-v15.0.1-linux-x64.tar.xz quer dizer que o node ta instalado ou tem que fazer mais alguma coisa

Quem trabalha com desenvolvimento muitas vezes precisa usar uma versão específica, nem sempre a mais atual, com o NVM o desenvolvedor consegue alternar entre estas versões.

https://medium.com/@fabiojanio/nvm-gerencie-múltiplas-instalações-do-node-js-6fcd0f13aaf7

3 curtidas

Pessoal, tudo bem?
Eu estou estudando por conta própria, mas não consegui entender muito bem… Eu instalei o Node.js em meu sistema com o comando: “pacman -S nodejs np”, aí eu abro o terminal e digito “node”, aí já posso codar por lá mesmo?

Você pode criar um arquivo .js como teste.js e utilizar o interpretador do node para executar o que você deseja. No caso, node teste.js.

Esse é o shell interativo do node. Você pode utilizar para testar coisas simples.

2 curtidas

Oi tudo bem? Obrigada por responder.
Pra variar, não entendi muito muito bem rsrs. Ok, testar coisas simples posso usar o “shell interativo do node” (nem sabia que este era o nome rsrs), mas, e se eu quiser usar o node.js de forma plena, o que devo fazer? Tenho que instalar mais alguma coisa?..

Olá!

Vou tentar responder por partes.

Chamamos de shell interativo porque o node.js seria como um interpretador.
Você precisa dele? Depende do uso e do que você quer aprender.
Se você realmente está na “fase 0” , crie um tópico perguntando por onde começar e
o que seria cada coisa, e porque cada coisa está lá. Creio que criando um tópico
você achara mais pessoas para ajudar com essa duvida…
Talvez a resposta que você ganhou do @Yofiel seja porque você perguntou sobre node,js,
que seria uma “capa” para javascript. (não necessariamente são as mesmas coisas.)

Em teoria pode. Mais o melhor jeito para “codar” é em uma IDE, que é a onde o código
é juntado, que verdadeiramente “letra vira programa”. Como você está falando de node.js ,
recomendo o canal Curso Em Video, para a playlist de Javascript. ( Tenho amigos que começaram nesse canal e hoje ja estão bem avançados. ) Exemplos de IDE : ( não confunda IDE com DE. )

Vscode: Boa para várias linguagens diferentes.
Pycharm: para python.
WebStorm: para JS.
RubyMine: para ruby.

Claro, essas são mais voltadas para codar, mais nada em pede de você programar em um app como o Kate do projeto KDE. Pra quem está começando, eu sempre recomendo o python, porque é uma linguagem das mais simples, só que se você se aperfeiçoar , pode fazer coisas incriveis.

Bom, vou para por aqui porque não estou fazendo uma wiki :laughing:

Espero ter ajudado, se ainda estiver com duvidas, faça com eu falei, crie um tópico!

(pra falar verdade, é bem possivel que se um moderador ver isso ele divida esse tópico, porque não era sobre como usar node.js e sim como instalar…)

Não entendi o pq dessa resposta.

Tentei responder as duas perguntas que você fez…

Basicamente eu respondi oque você precisava para começar a codar e falei que se você tivesse alguma duvida extra era para criar um tópico,porque assim mais gente leria sobre a sua duvida para lhe ajudar…

Gente… Isso nunca conteceu comigo aqui :neutral_face:.
Ok, tudo bem, entendi. Muito obrigada.