oi gostaria de saber como posso instalar o node.js 15.0.0 no linux mint 19.3 xfce 64 bits
Segue a instrução no site deles:
- Faz o download do binário pra linux Download | Node.js
- Segue as instruções de instalação Installation · nodejs/help Wiki · GitHub
sudo apt install nodejs
No Mint não dá certo, pois a versão do reposotório é a 10. Ele quer a 15.0.0
muito obrigado
baixei o node pelo binario linux e veio um arquivo .tar.xz como voce falou e agora o q faço
O pessoal recomenda sempre usar um gerenciador de versões como o NVM para instalar o node.
Eu recomendo sempre usar a versão do repositório da distro. No caso do Mint a v10.
Agora é seguir as instruções… Qual parte vc não conseguiu?
ao baixar do binario linux no site oficial como você disse veio um arquivo chamdo node-v15.0.1-linux-x64.tar.xz quer dizer que o node ta instalado ou tem que fazer mais alguma coisa
Quem trabalha com desenvolvimento muitas vezes precisa usar uma versão específica, nem sempre a mais atual, com o NVM o desenvolvedor consegue alternar entre estas versões.
https://medium.com/@fabiojanio/nvm-gerencie-múltiplas-instalações-do-node-js-6fcd0f13aaf7
Pessoal, tudo bem?
Eu estou estudando por conta própria, mas não consegui entender muito bem… Eu instalei o Node.js em meu sistema com o comando: “pacman -S nodejs np”, aí eu abro o terminal e digito “node”, aí já posso codar por lá mesmo?
Você pode criar um arquivo .js
como teste.js
e utilizar o interpretador do node para executar o que você deseja. No caso, node teste.js
.
Esse é o shell interativo do node. Você pode utilizar para testar coisas simples.
Oi tudo bem? Obrigada por responder.
Pra variar, não entendi muito muito bem rsrs. Ok, testar coisas simples posso usar o “shell interativo do node” (nem sabia que este era o nome rsrs), mas, e se eu quiser usar o node.js de forma plena, o que devo fazer? Tenho que instalar mais alguma coisa?..
Olá!
Vou tentar responder por partes.
Chamamos de shell interativo porque o node.js seria como um interpretador.
Você precisa dele? Depende do uso e do que você quer aprender.
Se você realmente está na “fase 0” , crie um tópico perguntando por onde começar e
o que seria cada coisa, e porque cada coisa está lá. Creio que criando um tópico
você achara mais pessoas para ajudar com essa duvida…
Talvez a resposta que você ganhou do @Yofiel seja porque você perguntou sobre node,js,
que seria uma “capa” para javascript. (não necessariamente são as mesmas coisas.)
Em teoria pode. Mais o melhor jeito para “codar” é em uma IDE, que é a onde o código
é juntado, que verdadeiramente “letra vira programa”. Como você está falando de node.js ,
recomendo o canal Curso Em Video, para a playlist de Javascript. ( Tenho amigos que começaram nesse canal e hoje ja estão bem avançados. ) Exemplos de IDE : ( não confunda IDE com DE. )
Vscode: Boa para várias linguagens diferentes.
Pycharm: para python.
WebStorm: para JS.
RubyMine: para ruby.
Claro, essas são mais voltadas para codar, mais nada em pede de você programar em um app como o Kate do projeto KDE. Pra quem está começando, eu sempre recomendo o python, porque é uma linguagem das mais simples, só que se você se aperfeiçoar , pode fazer coisas incriveis.
Bom, vou para por aqui porque não estou fazendo uma wiki
Espero ter ajudado, se ainda estiver com duvidas, faça com eu falei, crie um tópico!
(pra falar verdade, é bem possivel que se um moderador ver isso ele divida esse tópico, porque não era sobre como usar node.js e sim como instalar…)
Não entendi o pq dessa resposta.
Tentei responder as duas perguntas que você fez…
Basicamente eu respondi oque você precisava para começar a codar e falei que se você tivesse alguma duvida extra era para criar um tópico,porque assim mais gente leria sobre a sua duvida para lhe ajudar…
Gente… Isso nunca conteceu comigo aqui .
Ok, tudo bem, entendi. Muito obrigada.