Bom dia, não consigo instalar o mintupdate.
Ao rodar o comando sudo mintupgrade download
apresenta: sudo: mintupgrade : comando não encontrado
Bom dia, não consigo instalar o mintupdate.
Ao rodar o comando sudo mintupgrade download
apresenta: sudo: mintupgrade : comando não encontrado
Para instalar um aplicativo no Mint é necessário usar sudo apt install *appDesejado
, no seu caso sudo apt install mintupgrade
.
Caso queira buscar um aplicativo, para ver se há na base de dados da distribuição e não necessariamente instalar pode usar o apt search *appNome
Eu mostrei como instalar, mas não necessariamente o exemplo seria algo que deseja, só mostrei como instala e como pesquisa.
A mensagem do seu terminal diz que não existe o mintupgrade
pode ser que queira o mintupdate
- são coisas diferentes.
Caso o intuito seja apenas atualizar, pode atualizar via terminal tambem, usando o comando:
sudo apt upgrade; sudo apt-get upgrade; sudo apt update
No caso, quero atualizar para o Linux Mint Ulyana que é o 20
Não existe mais a versão gráfica do Mint Upgrade, apenas via linha de comando.
Nesse vídeo ensino todos os passos de como proceder:
Mas ele pede para usar o comando mintupgrade check.
Meu terminal diz comando não encontrado
Uso o Linux Mint 20 Cinnamon e quero atualizar para última versão do linux que se não me engano é a 20 Ulyana
Luan.
Você já tem o Linux Mint 20.
Ulyana é o codename da versão.
Cinnamon é o ambiente gráfico. Podia ser o MATE o Xfce.
Agora está explicado o problema real: vc já está na versão + recente, q é a 20.
A versão 20.1 beta já saiu, mas óbvio, o recomendado é aguardar sair o atualizador, caso não queira fazer uma instalação limpa.
E no caso, qual a diferença entre: Ulyana para Cinnamon
Cinnamon é o ambiente gráfico (um de vários que existe nas distros Linux, como KDE Plasma, Gnome, LXQt, e os que o Mint disponibiliza: Cinnamon, XFCE e MATE).
Ulyana é o nome da versão atual (20). Cada nova versão do Mint tem um nome, como no Manjaro (atualmente Nibia). O Fedora não nomeia, apenas numera. O Ubuntu dá nomes e números, como o Mint: a versão estável é o 20.04 Focal Fossa. A mais recente é a 20.10 Groovy Gorilla. No caso do Ubuntu, existem as variações do 20.04 ou 20.10: Gnome, KDE Plasma (Kubuntu), LXQt (Lubuntu) e por aí vai.
Resumindo: a cara da distro é seu ambiente gráfico (Desktop Enviroment) - no teu caso, Cinnamon (existem outras distros que usam esse ambiente). A versão é Ulyana (20), assim que sair outra versão, o pessoal da Linux Mint vai bolar outro nome, e por aí vai…
Muito dessa confusão é pq no Windows ou no MacOS só existe uma única DE. Mas nas distros Linux há várias, daí quem é recente nesse mundo se confundir…
Ulyana é o codename do Mint 20. É como uma espécie de apelido da versão.
Por exemplo, o Mint 19.2 se chama Tina, o 19.3 se chama Tricia, o 20 se chama Ulyana e o 21 se chamará Ulyssa.
Cinnamon, é o ambiente gráfico. Para o usuário, muda a aparência visual da distribuição.
Bom, dizem que uma imagem vale mais do que um monte de palavras.
A figura mostra o Linux Mint 20 “Ulyana” com dois DE difirentes.
Um com Cinnamon (que você usa) outro com XFCE.
Apesar de visualmente diferentes, ambos rodam o mesmo Mint 20. O Ulyana.