Como instalar o MacOs (KVM Sosumi) num outro HD?

Olá!

Gostaria de testar um software que só roda no MacOs e para isso pretendo utilizar o Sosumi, como o Dio explicou neste vídeo: macOS no PC - O jeito mais fácil que existe! - Linux KVM - YouTube

Contudo, meu computador está em dualboot (Windows / Elementary Os) num SSD de 256gb.
O Elementary Os está numa partição de 50gb.
Eu gostaria de instalar a máquina virtual (Sosumi) para o MacOs num outro HD que tem 500gb livres. É possível fazer isso? É possível escolher um outro disco para instalar o MacOs?

Já agradeço de antemão!

Não sei em relação ao Sosumi pois nunca utilizei essa VM, mas consegue instalar o MacOS facilmente utilizando o VMware, com o VMware já instalado na máquina, basta fazer download do autounlocker_1.1.1_amd64.deb instalar o pacote, e rodar como root auto-unlocker, abaixo segue o link de download direto do github:

Github Auto-Unlocker VMware

$ sudo auto-unlocker

Obrigado, Daniel!
E neste caso do VMware, é possível deixar os arquivos do MacOs num outro HD, diferente do Linux?

1 curtida

os arquivos ficam na pasta snap dentro da sua home, imagino que se vc arrastar todo o conteúdo pra dentro do seu HD e depois fazer um link simbólico tudo se ajeita

se vc quiser também pode usar o script do projeto original:

no mais eu acho o macOS “pesado” pra ir num HD, vc vai sofrer, tem certeza que não quer deixar no SSD?

Muito obrigado, @leoteodoro !

Eu concordo com você. O ideal seria deixar no SSD. Mas para fazer isso eu terei que redimensionar a partição do Windows para jogar espaço pro Linux (já que o Dio recomenda ao menos 70gb para o Mac OS).
Tenho receio de perder dados do Windows ou estragar o boot.
Será que dá pra fazer isso com segurança, usando o gParted?

como assim recomenda 70gb? o disco é virtual e vai ser ocupado de acordo com teu uso, o macOS sozinho se não me engano tem uns 12 gigas, não imagino que vc vai usar mais que 20?

eu diminuiria no windows e pegaria o espaço restante num livecd

É possível criar em qualquer disco que queira, na hora da criação basta selecionar a pasta onde quer que os arquivos sejam criados.

@leoteodoro foi o que eu compreendi do tutorial. O arquivo baixado se expande bastante. Mas eu posso estar enganado, pois sou completamente leigo sobre máquinas virtuais.

Valeu, @anon36011843. Este seu método me parece mais simples e inclui a escolha do disco, o que me salva de mexer nas partições do SSD. Afinal, estou com o HDD vazio, pronto pra ser usado.

1 curtida