Estou tentando virtualizar máquinas com o qemu/kvm, mas recentemente sai do arch linux para o artix linux, e parece que o precesso é diferente no Openrc.
Alguém poderia me dizer como faz para instalar o virtmanager com kvm/qemu no Artix linux? pesquisei muito e não achei nenhum tutorial sobre, todos ensinam como instalar com systemd e no caso estou usando openrc.
Você tentou fazer a instalação de alguma forma? Até onde eu sei a única complicação do KVM/QEMU (Além da instalação dos módulos de kernel) é o PAM.
tentei sim, seguindo um tutorial, mas quando chegou na parte de habilitar os serviços com systemctl, não consegui já que não existe esse comando aqui
Qual tutorial você seguiu?
olha o minuto 8:20
sudo rc-service <nome do serviço> start
?
eu já tentei isso, quando coloco libvirtd ou libvirt diz que o serviço não existe
pelo oque eu tava vendo no fórum do arti linux, eu preciso de um pacote chamado libvirt-openrc, mas quando tento baixar diz que o alvo não foi encontrado mesmo eu já tendo habilitado os repos do arch e lib32 no /etc/pacman.conf
eu basicamente já habilitei todos os repos que tem na wiki do artix linux, tirando os de teste. era para aparecer o pacote
rc-status --servicelist | grep virt
devia retornar o nome de algum serviço disponível.
O pacote libvirt-openrc não existe mais nos repositórios do pacman.
Uma rápida pesquisa me retornou isso. Infelizmente eu estou ocupado no momento e não posso dar-lhe mais ajuda.
-Boa sorte.
Estranho. Eu consigo listar esse pacote (está no repositório oficial chamado galaxy
) e o pacman -F
diz que o nome do servico seria libvirtd
.
Talvez você precise fazer pacman -Syu libvirt-openrc
?
Infelizmente não posso ajudar além disso já que uso o s6
e o QEMU puro sem virt-manager.
Sim, já tentei com -Syu ou Syy, realmente o pacote libvirt-openrc e libvirt-runit não são encontrados, mas caso puder poderia recomendar um tutorial de como usar o qemu sem o virt-manager? Tentei fazer com o método que o outro usuário mandou do Github mas não consegui.
Libvirt-runit está lá, estava fazendo libvirt-runit
realmente não existe nas minhas pesquisas, de fato basta um pacote não ser encontrado para o pacman se recusar a instalar qualquer um deles (porém, permanece a dúvida de porque você quer instalar o pacote de OpenRC e o pacote de runit ao mesmo tempo).pacman -F libvirt
em vez de pacman -Ss
.
Qualquer coisa você pode dar sudo libvirtd
direto do terminal.
Meu uso não é mais complicado que qemu-system-x86_64 -enable-kvm -cdrom algumacoisa.iso -m 2048M
, e sempre que estava atrás de algo mais complicado ia pesquisando pontualmente.
Não quero instalar os dois ao mesmo tempo, só que um tutorial que eu vi de como fazer no artix ele estava usando runit e conseguiu instalar o pacote libvirt-runit
Ou a sua configuração do pacman
, ou o mirror que você está utilizando, não está conseguindo acessar direito o repositório oficial galaxy
do Artix.
Listando os pacotes de libvirt
$ pacman -Ss ^libvirt
galaxy/libvirt 1:7.8.0-1
API for controlling virtualization engines (openvz,kvm,qemu,virtualbox,xen,etc)
galaxy/libvirt-openrc 20210505-1 (openrc-galaxy)
OpenRC libvirt init script
galaxy/libvirt-runit 20180801-3 (runit-galaxy)
Runit service script for libvirt
galaxy/libvirt-s6 20210919-1 (s6-galaxy)
s6-rc service scripts for libvirt
[...]
galaxy/libvirt-suite66 20210705-1 (suite66-galaxy)
66 script for libvirt
[...]
Então o pacote aparece para vc?
Sim, está aqui na listagem de pacotes. O libvirt-s6
instala normalmente, e a única coisa que me impede de instalar o libvirt-openrc
é, bem, eu não usar OpenRC.
Confira se galaxy
está presente e ativo no /etc/pacman.conf
e se você não removeu acidentalmente (é até difícil perceber caso você remova pois 99% dos pacotes dele estão presentes no extra e community do Arch, que você tem ativos).
Puts é verdade eu deletei o Galaxy sem perceber
Como garantia, recomendo rodar
pacman -Slq galaxy | pacman -S -
para “descontaminar” seu sistema de pacotes que possam ter vindo do Arch (é quase certeza que seu libvirt veio do community
, se você instalou depois de remover o galaxy
acidentalmente).