Como instalar o Google Chrome no Manjaro?

#1

Instalar o Chrome do AUR é confiável? Esse pacote é official da Google? Qual a melhor/segura maneira de instala-lo? É pelo terminal ou pelo Pamac? Por que não tem o Chrome no repositório official do Manjaro?

0 Likes

#2

@digitalisson, O chrome não é um navegador Open-Source, ele é gratuito por que a Google quis oferecer ele dessa forma, mas seu código fonte é fechado, então nenhuma comunidade linux pode ler/estudar/ou fazer qualquer tipo de modificação sem permissão da empresa Google, por esse motivo o navegador não está nos repositórios oficiais de nenhuma distro(Mesmo aquelas que já o instalam por padrão na sua instalação).

A melhor/segura maneira de você instalar o Chrome é baixando ele do site oficial da google e instalar você mesmo para sua distro.

PS: No Manjaro, você terá um pouco mais de trabalho do que em outras distros, nesse caso, porque até onde eu sei os google disponibiliza o .deb e .rpm e os scripts de instalação(Não sei se para o Manjaro qual o gerenciador de empacotamento que ele usa, por isso o PS).

A comunidade do Manjaro é ativa então você pode confiar no clone do AUR do Manjaro, essa forma é bem mais simples e fácil de fazer a sua instalação.

E por último, você escolhe a forma, as duas maneiras irão funcionar tanto pelo terminal quanto pelo Pamac.

1 Like

#3

Tem trabalho nada, e so abrir o pamac ir em configuracoes e abilitar o AUR dai e so pesquisar pelo pamac e pronto, manjaro e muito simples para tudo o pessoal q faz terror

3 Likes

#4

Tem um dica que é sempre bom olhar:os votos . Cada pacote tem votos da comunidade, quanto mais votos mais.gente usou. Portanto, procure pacotes com mais votos e leia as mensagens que postam sobre na pagina dele no Aur. Uma dica plus apenas

1 Like

#5

Habilitando o suporte ao AUR no Pamac, Devo marcar as opções abaixo?Screenshot_2019-03-14_10-03-47

0 Likes

#6

Não precisa. Acho melhor não atualizar automaticamente.

1 Like

#7

Não se preocupe com o AUR, a comunidade arch que gere ele, são muito confiáveis sim, pode instalar pelo AUR

1 Like

#8

Se vc quiser atualizar o sistema pelo AUR pode

0 Likes

#9

Os pacotes da AUR no geral é confiável, mas tem que sempre ficar atento com algumas coisas. Pacotes enviados recentemente, pacotes que ficaram muito tempo sem atualizar (ou abandonados) e de repente são atualizados e abandonados novamente, entre outras coisas.

Procure sempre olhar a página do pacote na AUR (nesse caso o google-chrome) e observar os comentários, se existir bastante interação, significa que muitas pessoas utilizam e provavelmente não terá problemas em relação com a segurança do pacote/programa.

A AUR que se é utilizada no Manjaro é a mesma que a do Arch, não é um clone como mencionado acima. E por esse motivo, alguns pacotes/programas podem ter erros relacionados com dependências, já que o Manjaro estável “segura” algumas atualizações para uma melhor experiencia dos usuários que estão começando nessa base vindos de distribuições Deb. No Manjaro Testing se é usado a mesma frequência de atualização do Arch, e nele você encontrará menos problemas com dependências.

Se você quiser instalar o Google Chrome e mais alguns pacotes/programas que estão na AUR com uma maior facilidade, o blog Manjariando disponibiliza um repositório com alguns pacotes/programas da AUR, leia o artigo aqui.

Saudações.

0 Likes