Como instalar o Eddy no Debian?

como deve ecorrer a instalação no debian 12 bookworm ? já usei muito o Eddy no PopOs e é realmete uma mão na roda

Instalação do Eddy no Debian 12 Bookworm

Como o Eddy não está disponível diretamente através dos repositórios do Debian ou como um Flatpak, você pode construí-lo a partir do código fonte seguindo estes passos:

Pré-requisitos

Antes de iniciar a instalação, instale as dependências necessárias:

sudo apt install valac libgranite-dev libpackagekit-glib2-dev libunity-dev git ninja-build meson -y

Construção e Instalação

1. Clonar o Repositório

Primeiro, crie uma pasta onde você deseja armazenar o código fonte. Por exemplo, Programas dentro de Documentos. Em seguida, clone o repositório do Eddy:

mkdir -p ~/Documentos/Programas
cd ~/Documentos/Programas
git clone https://github.com/donadigo/eddy

2. Compilar o Eddy

Com o repositório clonado, navegue até a pasta do Eddy e inicie o processo de construção:

cd eddy
meson build --prefix=/usr
cd build

3. Construir e Instalar

Agora, configure, compile e instale o Eddy:

meson configure -Dprefix=/usr
ninja
sudo ninja install

Após a conclusão, o Eddy estará instalado no seu sistema e pronto para uso.

Notas

• Eu testei apenas no ElementaryOS, não tenho certeza absoluta que vai funcionar no Debian, mas acho que vale a tentativa.
1 curtida

Apesar da interface não ser tão bonita, como o amigo @Karan_Luciano mostrou, instalar o Eddy numa distro que não tenha ele no repositório, envolve alguns passos técnicos, que você pode fazer, claro, mas se quiser algo mais simples, só para instalar pacotes .deb com dois cliques, recomendo o “gdebi”

sudo apt install gdebi

Depois é só dar dois cliques em qualquer pacote .deb ou abrir com o gdebi, é visualmente menos refinado, mas funciona basicamente do mesmo jeito.

Abraços!

1 curtida

Rapaz, fazer tudo isso para não ter que usar o apt é meio engraçado.

2 curtidas

Se tiver usando Gnome a gnome-software instala pacotes .deb - basta clicar com o botão direito sobre o pacote e procurar por: abrir com → Instalação de software (ou algo parecido).