Como instalar o asusctl

Boa tarde!!

Acabei de adquirir um novo notebook nessa black friday e pretendo colocar linux, especificamente o zorinOS, porém quero já instalar e logo em seguida colocar esse tal de asusctl para controlar o RGB, limitar bateria, navegar entre os 3 modos etc, mas sou novato e não entendo muito bem como é esse processo de instalação, tem um site que irei deixar aqui para os veteranos ou alguém que tem algum notebook dessa marca que poderia me ajudar.

Meu modelo é um asus tuf gaming f16 FX607V, ficarei muito grato caso possam me ajudar.

Olá!

Segui o tutorial abaixo no meu ASUS TUF F16 e funcionou perfeitamente.

https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=417178

Obs0: Alguns passos do tutorial exigem a instalação do Node.js e do Rust.
Obs1: Caso você também precise instalar o supergfxctl, basta:

1. Baixar o código-fonte (disponível no mesmo GitLab);
  2. Extrair o arquivo;
  3. Entrar na pasta extraída;
  4. Executar novamente o passo 10 do tutorial, que consiste nos comandos:
    1. make

2. sudo make install

Depois de reiniciar o pc, o supergfxctl também fica funcional.

Edit0: Esqueci de mencionar que uso o linux mint. Não tenho certeza mas acredito que funcionará no Zorin OS já que ele também é baseado no Ubuntu.

Muito obrigado, irei tentar replicar no virtualbox(não sei se é possível), só para ver se funciona corretamente, pq com windows consegui fazer tudo pelo programa da fabricante, porém já estou pensando em migrar para linux de forma definitiva.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.