Como instalar o ASIO4ALL no linux?

Olá pessoal.

Possuo um microfone condensador USB que funcionava normalmente sem nenhum tipo de latência no windows por conta de um driver chamado ASIO4ALL, entretanto, no linux fica inviável utilizar o microfone para gravações e afins, pois ele tem um baita de um delay (latência).

Sendo assim, eu gostaria de saber se é possível instalar esse driver no linux (se sim, como?) ou se existe alguma alternativa.

A distro que eu utilizo é o fedora 40.

1 curtida

Olá!

No caso, para fazer gravação monitorando diretamente pelo retorno do pc você precisa configurar para trabalhar com jack ou via plugin do pipewire.
Qual DAW você está utilizando?
Qual o roundtrip ai no momento?

Caso seja iniciante em sistema com Linux para esse tipo de atividade, será melhor migrar para o Ubuntu Studio que vai resolver isso automático para você. Senão, terá que fazer mais trabalhos via terminal e ajustes para tal.

2 curtidas

Olá, apenas testei pelo Audacity. Mas provavelmente, irei utilizar o reaper.

O roundtrip não sei informar.

SIm, sou iniciante em sistemas linux. Talvez seja o caso de instalar um dual boot com ubuntu studio para realizar essa tarefa, se for difícil efetuar as modificações necessárias.

1 curtida

Entendi.

Então, o Audacity é um excelente app. Porém o Reaper como você disse é mais propício para trabalhar nesse formato e tempo real.

No Reaper você terá uma indicação da latência. E isso varia de acordo com diversas situações, como poder de processamento do seu computador aliado a versão do kernel e stack de audio também. Digo isso pois as versões mais recentes foram recebendo boas doses de patchs que otimizaram performance. Mas não para por aí, é preciso ter as configurações voltadas para “produção musical” que é diferente do padrão de desktop que é apenas para reprodução de audio e normal para video chamadas dando uma generalizada. Por isso no Ubuntu Studio ele traz esse ajuste fino caso você não deseja ou saiba fazer bem mais particularizado.

2 curtidas

Muito obrigado pelo esclarecimento!

1 curtida

Bom dia, @aarProTech e demais pessoas no fórum.

Sabe me responder se existe alguma versão do ubuntu studio só pra edição de áudio? Vi que a versão completa é pra edição de vídeos também e vem com muitos softwares que pra mim seriam desnecessários e ocupariam muito espaço no meu SSD. Eu só preciso mesmo de uma versão que me permita trabalhar com a parte de produção musical.

1 curtida

Olá!

Então, na vdd não terá exclusivo para áudio. O Ubuntu Studio, dentre os sabores Ubuntu é o mais propício para tal. O que acaba tendo que fazer nesse caso é uma instalação e depois remover os apps que não interessa. Ou verificar se a instalação mínima manterá todo o padrão de otimização e depois você escolher os apps que deseja.
Há algumas outras distro que seguem essa linha de produção de criativos, audio, vídeos, design em geral, mas virão com conjunto maior de apps. E o caso é que dependendo de tipo de distro demandará mais conhecimento de Linux para gerenciar. Daí o Ubuntu Studio ainda é um aliado pela base conhecida e muitas pessoas utilizando.

1 curtida