Como instalar Linux em smartphones?

Prentendo saber como é que posso instalar sistema baseados em linux, que não sejam android, em smartphones, como Arch Linux, Ubuntu Touch, Fedora Phosh e entre outros, já pesquisei no YouTube tutoriais em vídeo e não encontro nada atual sobre.
Alguém poderia explicar de preferência com o Arch Linux quais são os requisitos, pois só encontro para PocoPhone F1, e como instalar de forma básica.

Olá @Palmera31, tudo bem contigo?

Diferente dos computadores tradicionais, os smartphones geralmente usam componentes customizados em cada modelo, o que torna muito difícil uma única distro cobrir todas as variações possíveis.

Geralmente, o melhor caminho é procurar qual distro Linux está disponível para o aparelho que você tem (se houver) ou optar por comprar um aparelho que já seja suportado por alguma distro.

De forma geral, não é possível (ainda) simplesmente “baixar um Linux” e instalar no smartphone que você quiser.

:vulcan_salute:

1 curtida

Sim está tudo bem obrigado, sim eu sei sobre a diferença da maneira de funcionar dos smartphone, mas mesmo para os smartphones suportados pelas distros não encontrei algum tutorial de instalação em vídeo e recente, pois dá me uma melhor sensação de como funciona, estou curioso em instalar o Arch Linux ou Fedora Phosh para experimentar, já estive a ver um PocoPhone F1 em segunda mão para comprar uma fez que é comum em várias distros que encontrei.

Por exemplo para o Arch Linux com Plasma Mobile o vídeo mais completo que encontrei é de 2021

Chegou a dar uma olhada no projeto ubports?

Complementando, o ubports possui um programa em Snap e Appimage pra facilitar a instalação.

É mais difícil encontrar vídeos e tutoriais de instalação desses sistemas, pois o processo é bem mais complicado que instalar uma ROM Android, por exemplo. Além de que são pouquíssimas as pessoas que procuram instalar uma distro Linux no celular, e também não são muitos aparelhos compatíveis. A disponibilidade de apps também é pequena… Definitivamente esses sistemas não são para usuários comuns, mas para entusiastas mesmo.

Se você estiver realmente interessado, eu acho que vai ter que buscar a documentação oficial desses projetos, ter bastante paciência e saber um pouco de inglês, ou usar um tradutor… Participar das comunidades e fóruns desses projetos pode ser útil também para tirar dúvidas e trocar ideia com pessoas que já conhecem esses sistemas.

Eu me lembrei agora do postmarketOS. Você encontra a documentação dele aqui.

Estive a ver smartphones e acho que o mais indicado para o que eu pretendo é os smartphones Volla Phone que facilitam a instalação de sistemas alternativos e ainda faz multiboot.

Para mim o melhor seria o Volla Phone X23.

Recomendo dar uma olhada no canal do VegaData, o cara sabe muito.

E talvez você encontre algo no Rikerlinux.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.