Como instalar linux em Positivo DUO Q432a - A saga!

Positivo Q432A

Uma pena, mas o comando xinput não lista itens como “Touch Digitizer” ou similares.

Vc tentou instalar os outros dois genéricis

lubinput e o graphics?

Procute lor eles no ubuntu com o início xserver-xorg-input

A placa dele é mais parecida com isto:

image

1 curtida

Sim, é desse tipo. Bem compacta, nem parece um computador, mas um celular.

Se pegar o meu telefone (Galaxy M51) como referência, a placa dele é menor que a de um celular :joy:

Meu amigo você tem um problemão, acho que não roda nenhum linux nessa caroça não e bloqueado, se tu quer da uma sobrevida a essa josa so se for colocando um windows todo modificado que e bem mais leve mais você vai ter que confiar em quem modificou.

Além de estar quebrando o contrato de licença do WIndows e a lei

3 curtidas

Se vocês quiserem o melhor sistema pra esse bixin e estavel… recomendo aprender a instalar o ChromeOS pelo Project Brunch no Q432A é o “melhor linux” e ainda sobra bastante espaço de armazenamento.

no terminal shell do chrome mova por linha de comando esse arquivo silead para /lib/firmware/ e apos reiniciar o touchscreen volta a funcionar (infelizmente a cada atualização do kernel brunch/chromeos vocês precisam mover esse arquivo) Zippyshare.com - silead_ts.fw
ps1(o mesmo talvez vá valer pra qualquer distro pro touchscreen no positivo q432a funcionar mas não sei pq n testei)
ps2(se usarem primeos, phoenixos, blissos x86, android x86, todos eles funcionam o touch se moverem/substituirem esse arquivo pra /system/lib/firmware, mas meu desempenho com android puro nessa maquina é horrivel devido aos 1080p do display)

essa é uma bela dica para um bom entendedor ~ eu ja havia falado mais acima, mas acho que fui totalmente ignorado

se não souber o que eu estou dizendo busca no google os termos, mas até o diolinux ensinou a instalar o chromeos e pra quem não sabe mover arquivos em linha de comando shell ta na hr de aprender. e é uma maravilha ter linux e android na mesma maquina e esse notebook por mais que problematico de longe será inutil,

Uma possibilidade que já citei é usar um instalador para instalar a partir do Windows mesmo…
https://q4os.org/dqa014.html
https://www.q4os.org/downloads1.html

http://distro.ibiblio.org/fatdog/web/faqs/uefi-lick.html
Instale grátis | Endless Computers (esse não é muito recomendado por ser pesado e grande).

Galerinha, mais um sistema que funciona (na maior parte) no Positivo Q432A: Debian 11 (não testei o 10). Instalei ele com KDE Plasma.

Detalhes:

1. Eu usei a ISO não oficial, que inclui driver proprietário.
  2. Precisei instalar o pacote firmware-intel-sound pra funcionar o áudio.
  3. Ainda não consegui fazer o touch funcionar.
  4. O mais bizarro: só consegui fazer o wifi funcionar com Secure Boot desabilitado na BIOS. Não é a primeira vez que passo por isso com notebook da Positivo.
3 curtidas

O touch e o áudio sempre parecem ser os mais complicados de configurar nessa linha da Positivo e em seus equivalentes da Multilaser. O “giroscópio”/“acelerômetro” dele está funcionando?

MUITO OBRIGADO!!! Fui tentar o Chorme OS da Neverware, ainda sem sucesso. Precisei desabilitar o secureboot e, por mágica, o Wifi nativo voltou a funcionar muito bom.

Vá entender como um secureboot pode influenciar um wifi built-in…
Assi, voltou a ter mais uma USB…
OBRIGADO!

3 curtidas

Oi, Tiago! Cara, foi mal a demora pra responder. O notebook não é meu, eu já tinha devolvido e tava esperando resposta da dona do notebook, mas até agora ela não me deu nenhuma huahauahua vou tentar de novo.

2 curtidas

Sem problemas, é só por curiosidade mesmo, já que pode ajudar outras pessoas. Tenho visto que a maior dificuldades nesses modelos é a tela touch screen e depois o áudio.

1 curtida

Dá para pôr distro de base Linux, sim. Só requer mais procedimentos que o normal, inclusive para desativar o bloqueio à instalação de sistema alternativo ao Windows vindo de fábrica. Este tópico mesmo tem a “receita”.

2 curtidas