Como instalar Linux com /HOME separada?

estou ajudando uma amiga a instalar o linux mint no pc, ela trocou de maquina recentemente e como eu a ajudei na outra instalação na maquina antiga ela me pediu ajuda, estou seguindo o tutorial do diolinux “INSTALAR LINUX com /HOME SEPARADA” pois agr ela tem uma maquina com um hd(do pc antigo) e um ssd. eu ja segui esse mesmo tutorial para fazer o mesmo processo num notebook de um parente, como faz algum tempo n me lembro bem e fui vendo e passando as informações pra ela (a distancia pq né o coronga ta ■■■■), a questão é: depois de entrar na opção avançada e apagar as coisas do ssd e do hd a proxima coisa a se fazer é criar uma partição EFI no ssd segundo o video mas quando ela vai faazer isso n aparece a opção “partição de sistema EFi”. posso estar fazendo algo errado ou esqueçendo algo que fiz da outra vez no pc de um parente, alguem pode me ajudar ?

Para EFI, use “Criar partição Fat32”.

Depois, atribuir a ela as Flags: — boot, esp.

Anotei o básico aqui:

1 curtida

Nesse link q vc me mandou ta falando de dualboot, eu n to fazendo dual boot tbm da no mesmo ?

No Mint, que usa Instalador Ubiquity (o mesmo do Ubuntu), seria assim:
image
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=WwD_JsfV1io

O link fala de vários passos ─ inclusive a criação da partição EFI, atribuição das flags etc.

No gparted você consegue formatar a partição em fat32 (esse é o formato, “efi” é onde ela tá montada, ou o estilo da partição, vamo dizer assim. /boot/efi é o diretorio pra montar), ou se tiver a opção de colocar ESP também dá (EFI System Partition). Depois que formatar em fat32, clica com o botão direito e vai na parte de editar as flags, e seleciona boot e ESP. Na hora que for instalar, não formata de novo a partição, do contrário pode desfazer o ESP/Boot. Só poe pra usar o disco inteiro como boot device que automaticamente ele acha a partição EFI que você criou. Coloque uns 512MiB que tá bom.
image

Olá, eu também tenho uma dúvida.

Minha ideia é ter / e /home separadas. Sendo que não disponho de tanto espaço e pode ocorrer que a / fique super ou sub dimensionada. Para evitar isso, tentei mexer no Gparted. Construí o cenário das partições após uma instalação do zero.

A / estaria à direita da não alocada( diminuída da /home).

Sendo como eu faria para integrar a não alocada à / ?

Sugiro refazer essas partições de outra forma, vai ajudar a não precisar mexer muito no futuro:
boot/EFI - 512 MB em fat32
“/” - 80 GB em btfrs (de forma geral, os snapshots são salvos pelo Timeshift na raiz; em rsync é possível salvá-los em outra partição - na home, por exemplo -; em btrfs não descobri como colocar as imagens em outro lugar que não a home)
“/home” - o que sobrar de espaço com exceção da swap (no caso, 16 GB x 1024, o que dará o espaço em MB), em ext4 e não em btrfs
linuxswap - 16 GB (não é muito? depende se vai usar hibernação ou não, fica a teu critério)

Acho que dessa forma, tende a não dar problemas de falta de espaço nem na raiz nem na home…

eu tenho feito partição para “/” de 50 GB em btrfs porque vi em videos do dio, ai recebo mensagens q estou sem espaço, mas no analizador de disco diz que te mapenas 26GB consumidos, mas quando apago algo tipo caches de apps ele realmente da prosseguimento as operações pendentes de espaço, 50GB realmente nao tem dado conta, sendo q nem instalo muitos apps ou vc acha q é algum bug?

Acredito que sejam os snapshots do btrfs. Se der, aumente pra 60 ou 70 GB

Olhando o timeshift tem 3pontos de 1.2gb cada um, o que eh bem razoável, usei o gprted Live, demorou uma vida ma passei p 80GB.

1 curtida

Verifique se está usando swapfile, pois esse arquivo pode aumentar muito em alguns momentos críticos.

Como tenho várias distros, prefiro usar 1 partição Swap para várias distros, em vez de 1 swapfile na partição de cada distro. – Por sinal, nunca vi a partição Swap ser utilizada por nenhuma distro, talvez porque tenho 16 GB RAM, e não executo tarefas enormes.

Minha partição BtrFS do openSUSE também é de 50 GiB. – Limitei o número de snapshots ao mínimo, mas mesmo assim, prefiro deletar alguns manualmente.

Na última Terça-feira, deletei 6 snapshots, e o espaço ocupado em disco caiu de 32,8 GiB para 28,4 GiB:

Para diminuir mais um pouco, entrei em um snapshot mais recente, fiz um rollback, testei se estava tudo Ok, e deletei todos os snapshots anteriores – caiu para 26,5 GiB:

No Domingo, fiz a atualização e voltou a ocupar 28,4 GiB:

Para outras 10 distros, uso partições ext4 de 30 GiB, e estão bastante confortáveis:

No PCLinuxOS, Debian, KDE Neon e MX Linux, configurei no Synaptic para sempre deletar os pacotes baixados (cache de pacotes), assim que terminar de instalá-los.

No Arch e no Manjaro, de vez em quando faço uma limpeza, para não entupir demais suas partições. – Como nunca fiz downgrade de nenhum pacote (em 6 anos), talvez eu possa reduzir o cache de pacotes de modo permanente.

A grande surpresa é que, de repente, o Redcore não coube mais numa partição de 30 GiB, devido ao espaço necessário em algumas compilações – 7 GB… 10 GB… – e tive de ampliar para 60 GiB.

2 curtidas