Como instalar java 8 no ubuntu 20.04?

Boa noite, meus nobres,

Então, queria saber como poderia instalar o java 8 no ubuntu 20.04 LTS, pois não estou conseguindo, mesmo seguindo diversos tutoriais. Mesmo “instalando”, ele não consta na hora de abrir um programa, que demanda o uso dele.

PS: é para usar com o Gephi, um programa de mapas de redes neurais (sociais) e este demanda a 8º do java.

Vamos ver se o @JG22 consegue te ajudar. Mas se vc precisa fazer mapas conceituais/mentais, tem o draw.io, está no flathub

1 curtida

Obrigado pela resposta.

Então, é um serviço que estou fazendo para um colega e só pode ser feito no gephis. Mas o bendito precisa do java e eu já me estressei demais tentando instalá-lo rsrs

2 curtidas

Testou pelo tradicional sudo apt install openjdk-8-jre, certo?

Acho que o problema seria abrir usando o java correto… bom, esperemos ajuda de quem entenda disso mais do que eu

Instala o openjdk-11. Mais otimizado que o JDK8 e mais fácil de instalar, ainda mais que os PPA’s para Java no Ubuntu morreram depois de uma atualização de licença da Oracle.
sudo apt install default-jre
Pra rodar o programa, vai pelo terminal mesmo:
1- Abra o terminal no diretório onde o .jar se encontra;
2- java -jar nomeDoPrograma.java

2 curtidas

Sim, sem problemas, o problema na hora de dar launch no gephi, ele atesta que precisa do java que, pelo comando acima, já está instalado.

1 curtida

Opa, obrigado.

Então, para piorar tudo, o gephi só funciona do java 8 para baixo :expressionless:

1 curtida

Bizarro… Os binários do OpenJDK11, na teoria, são retrocompatíveis com a versão 8 e anterior.
Testa então: sudo apt install openjdk-8-jre-headless

2 curtidas

Testei aqui com o openJDK11 e realmente o mal amado não funcionou. Mesmo eu setando o caminho do JDK no gephi.conf.

1 curtida

Pois, deu esse erro nas primeiras tentativas, o bichinho é chato mesmo.

Seguindo tutorial deste nobre:

Consegui instalar a versão 8, até mesmo consegui listá-la no terminal, mas quando coloco os seguintes comandos, o bicho não carrega:

vitor@vitor-vasconcelos:~$ cd Transferências/gephi-0.9.2/
vitor@vitor-vasconcelos:~/Transferências/gephi-0.9.2$ cd bin/
vitor@vitor-vasconcelos:~/Transferências/gephi-0.9.2/bin$ ls
gephi gephi64.exe gephi.exe
vitor@vitor-vasconcelos:~/Transferências/gephi-0.9.2/bin$ ./gephi

Rapaz… Talvez tentar meter o louco e rodar a versão de windows pelo Wine?

1 curtida

Sendo .exe, não deveria ser executado via Wine?