Como instalar e configurar mesa digitalizadora Huion

Eaí galera, tudo bem? Comprei uma mesa digitalizadora Huion e ela só funciona com o driver da DIGImend instalado, fui lá no Github, entrei na página da DIGImend no Github e fui em releases e baixei especificamente a versão v9 que é a que minha mesa digitalizadora precisa para funcionar.

Voltando a página da DIGImend no Github diz que é recomendado utilizar o dkms pra fazer a instalação, com o dkms já instalado fui até a pasta fonte do driver /opt/digimend-kernel-drivers-9 e digitei make, recebi o seguinte erro:

$ sudo make
make -C /lib/modules/5.8.11-1-MANJARO/build SUBDIRS=/opt/digimend-kernel-drivers-9 modules
make[1]: Entrando no diretório '/usr/lib/modules/5.8.11-1-MANJARO/build'

make[1]: *** Sem regra para processar o alvo 'modules' .  Pare.
make[1]: Saindo do diretório '/usr/lib/modules/5.8.11-1-MANJARO/build'

make: *** [Makefile:22: modules] Erro 2

E agora?

não está sendo fácil esta lastimável situação

1 curtida

Calma que esse problema é algo bem específico, não são todos que compram uma mesa digitalizadora, menos ainda dessa marca.

Vc está usando o Manjaro?

se vc tá no manjaro, é só usar o aur e deixar ele se virar pra vc
https://aur.archlinux.org/packages/digimend-drivers-git-dkms/
se vc tiver o yay instalado:
yay -Syu --noconfirm digimend-drivers-git-dkms

1 curtida

Sim, acabei de encontrar essa mesma solução no fórum do Manjaro em inglês, importante também instalar o linux-headers pra não faltar dependência: sudo pacman -Syu $(pacman -Qsq "^linux" | grep "^linux[0-9]*[-rt]*$" | awk '{print $1"-headers"}' ORS=' ')

Parece que eu instalei tudo certinho, mas com isso eu achei que teria algum programinha no meu computador pra eu configurar, por exemplo, a sensibilidade… a caneta e a mesa em si estão funcionando, mas não são reconhecidas:

1 curtida

e na loja do manjaro tem algum programinha que possa te ajudar com isso? (além daas configurações do gnome)

Tem o cinnamon-control-center que tem a opção: “Mesa Digitalizadora: definir botões e ajustar sensibilidade da caneta para mesas digitalizadoras.”

Então galera, tudo bem com vocês? Adquiri a mesa Huion H950P, instalei ela utilizando o repositório digimend-drivers-git-dkms no AUR, mas a questão é que nas configurações do Gnome não tem nada, e eu sou muito acostumado a utilizar os botões da mesa digitalizadora, tem alguma possibilidade de fazer o sistema reconhecer a mesa? Ela tá funcionando, o cursor se move conforme eu movo a caneta mas mesmo assim ela não é reconhecida pelo sistema:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.