Como instalar drivers proprietários de um notebook Motion Q232A no Linux

Preciso instalar drivers desenvolvidos originalmente para Win10 em um sistema Linux(Kubuntu 18.04), AH MAS LINUX NÃO PRECISA INSTALAR DE DRIVERS, bom nesse dispositivo preciso sim, SOM não pega, mal desempenho em vídeos, WIFI não pega(Só estou acessando a internet porque estou compartilhando ela via cabo usb por um celular pela função Vínculo USB), BLUETOOTH não pega, é um Notebook Positivo Motion Q232A, daqueles de 2gb de ram, 32gb de armazenamento(dos quais só uso 29). Para a instalação dos drivers a Positivo me orienta pela LEIAME.txt das pastas dos drivers, a executar o arquivo START.cmd para inciar a instalação, esse arquivo que na verdade é SETUP.cmd é aberto no linux como se fosse arquivo de texto, e agora o que faço? Abaixo segue um pouco mais de contexto e o link para download dos drivers está aqui: (https://www.meupositivo.com.br/para-voce/suporte-tecnico/drivers?scrollx=0&scrolly=285&txtNumeroSerie=4A4460884&txtSistemaOperacional=26#txtNumeroSerie)

Bom, ganhei um notebook Motion Q232A que chegou à mim com windows 10, fiquei um bom tempo nesse S.O, porém descobri que consumia muita memória e minha irmã disse que eu teria que trocar o S.O para Linux, tentei instalar Ubuntu, a tela piscava a cada 20s e quando ligava ia para a tela de bloqueio, tentei lubuntu, nem sequer a UEFI reconheceu, tentei o Kubuntu 18.04, e olha só, FUNFOU. Após isso configurei o notebook do meu jeito e percebi que o áudio não pegava, pesquisei e aprendi que computadores precisam de drivers, mas linux já vem com todos eles então porque não funciona? Fui no Gerenciador de Drivers e o mesmo me diz que preciso de drivers proprietários, pesquisando descubro que a positivo tem uma lista de drivers para serem instalados nesse dispositivo, porém somente para Win10, baixo mesmo assim e na pasta LEIAME diz que preciso iniciar o arquivo nomeado de SETUP que é .cmd, tento e nada, e agora o que fazer?

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Notebooks/Notebook-positivo-motion-Q232A
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Iniciantes-no-Linux/Xubuntu-5
Ve se da certo diz o usuário que conseguiu.

1 curtida
2 curtidas

Valeu amigo, funcionou esse script ae, som ta pegando, agora só falta os outros drivers, principalmente de wifi. Ah testei vídeo ta de boas, já da pra vê umas vídeoaula topzeira de python.

1 curtida

Tem bug na bios desse note, que bloqueia o wifi em algumas distribuições linux.

Uma opção q vc pode tentar é ir lá na BIOS, na parte de Setup Utility você vai na aba Exit e seleciona a opção Load Custom Defaults.

Quando eu usava o Windows ele também dava esse bug no wifi. Quando eu escolho essa opção na BIOS, o wifi volta.

Ih cara foi não ó, mas de boa, único problema é que preciso de um celular e um cabo otg pra acessar a internet, mas ainda não desisti e vou dar uma olhada no net pra ver se acho a solução, se eu achar aviso.

Qual o sistema vc instalou?

O S.O que to usando é o Kubuntu 18.04 LTS

Talvez seria melhor usar a versão 19, pq ela tem suporte pra esse PC. Teste o Lubuntu, Xubuntu ou Kubuntu 19

Ok vou tentar, se conseguir resultado aviso, mas já adianto que o Lubuntu não é reconhecido no boot, só não sei o Xubuntu, e sobre atualizar acho que vou esperar um pouco, já já sai o 20.04 LTS.

Para o Wi Fi você pode tentar usar um adaptador externo. Outra solução seria baixar diferentes lives-CD e ver se funcionavam melhor.

Mano, até esqueci de responder, bom, atualizei pro Kubuntu 20.04, a performance e desempenho do notebook em si melhorou bastante, som funciona sem gambiarra, mas o wifi segue do mesmo jeito, só tenho acesso a internet com um celular do lado.

Cara, neste exato momento com o S.O Kubuntu 20.04LTS, ocorre uma atualização no meu computador em que o wifi simplesmente começa a funcionar, é com grande alegria que te aviso que o notebook Positivo Motion Q232A pode ser completamente convertido para Linux e ter a performance muito melhorada! Todos os mecanismos deste notebook são detectados e estão funcionais.

1 curtida

help me Pls

O problema é que até agora ele não troca automaticamente quando conecta um fone de ouvido.

Nas configurações de áudio tem como trocar as saídas de áudio.