Você pode instalar este driver usando o método [DKMS]. Este é um sistema que irá recompilar e instalar automaticamente um módulo do kernel quando um novo kernel for instalado ou atualizado.
Para usar o DKMS, instale o pacote dkms, que nos sistemas Debian (based) é feito assim:
Acho que tem um pequeno erro na última linha.
Acabei de instalar o ubuntu 20.04 com o T2U Nano e precisei desse tutorial.
ao invés de hífen, utilizei o underline e funcionou.
Olá,
Fiz a instalação como o sugerido e funcionou mais ou menos. Na verdade ta acontecendo uma coisa bizarra.
Primeiro ele conecta a rede, mas sem conectividade. Depois de alguns segundos, a conexão cai e vem a mensagem “O suplicante de autorização expirou o tempo-limite”. Logo em seguida, ele reconecta automaticamente e, depois de uma autenticação um pouco mais demorada que o normal, funciona de vez e segue estável. Funciona muito bem, 5 GHz 200 mb/s (limite da internet aqui de casa).
O bizarro vem ai, durante essa primeira queda da conexão, não cai só a conexão do meu computador, mas a conexão da casa toda. Como se rebootasse o roteador, que por acaso é um TP-LINK Archer C7 .
Pessoal pra quem estiver com o mesmo problema, acho que posso ajudar com algumas informações.
Este parece ser o único driver que funciona no kernel 5.10, testei outros e nem sequer instalaram por conta da versão do kernel.
Estou usando Manjaro Ornara 21.0.7 e este é o unico driver que funcionou para mim, também foi o único driver que funcionou quando eu estava usando pop OS 20.04 LTS que é derivado do Ubuntu.
Dito isso creio que este driver talvez possa funcionar para qualquer distro linux caso o kernel seja da versão 5.10.
Apenas sigam os passos descritos pelo autor, caso não encontre o arquivo dkms-install.sh, siga os passos do nosso colega Felipe_Dias logo abaixo: