Como instalar driver proprietário AMD no Linux Mint?

quero instalar os drivers proprietários da amd no linux mint e também a radeon software mas não estou conseguindo achar…

Meu pc: Ryzen 5 3400g com Placa grafia VEGA 11

Final desse artigo contém a resposta da sua pergunta (mas recomendo lê-lo na íntegra, pois tem que pesar se realmente precisa do driver proprietário).

3 curtidas

Boas vindas ao fórum :wave:
Nas distribuições Linux, exceto se você deseja usar os Stream Processors para mexer com edição de vídeo ou algo do tipo que use a GPU, não usamos os drivers proprietários da AMD, pois os drivers open source, que são os que já vem instalados por padrão, possuem desempenho bem melhor em jogos. E não existe o Radeon Software para Linux. O mais próximo que existe é o CoreCtrl, que é usado para fazer OC, controlar a curva das fans da GPU, acompanhar a temperatura da CPU e GPU.

1 curtida

Muito Obrigado!

Ótima resposta, muito obrigado, mudei para o Ubuntu hahaha, ouvi falar que era mais compatível com a APU Vega 11

1 curtida

Na verdade, de forma geral, todas as distribuições Linux possuem excelente suporte a gráficos AMD e Intel.

Poxa, que legal, gostei do gnome, vou continuar nele…

Aproveitando o embalo do tópico e que também é uma dúvida minha: em uma instalação do Arch (com bspwm), ainda faz-se necessário a instalação do pacote mesa ou algum outro?

Mesa != Driver de vídeo AMD. Acho mais válido criar um tópico dedicado a essa dúvida em questão, jovem Padawan

1 curtida