Tenho um notebook com uma placa de vídeo NVIDIA Geforce 920M, após instalar linux mint o sistema reconheceu uma versão do driver open source Nouveau e estou utilizando, pois a versão mais recente do driver nvidia não é compatível com minha placa de vídeo que é antiga. O desempenho não é dos melhores então quero instalar o driver da NVIDIA, por ser uma placa de vídeo antiga fiz download do arquivo .run direto do site da NVIDIA.
O driver mais recente para a placa de vídeo Geforce 920M é a versão 430.40
minha versão:
linux mint linux 64-bit;
nome do arquivo: NVIDIA-Linux-x86_64-430.40.run
Baixei o arquivo .run para instalar, mas agora vem a dúvida de um ex usuário de Windows que instalava as coisas clicando em arquivos .exe:
Como instalar o driver nvidia pelo arquivo que eu baixei?
Tem que atualizar a versão do kernel antes?
Para minha placa a versão do site NVIDIA é 430 então o driver versão 470 nunca vai funcionar.
Seria o comando sudo apt install nvidia-dkms-430.40?
Precisa usar esse comando?
eu rodei esses comandos aqui nesta ordem:
E ao rodar esses dois comandos aqui, não aconteceu nada
sudo rm -rf /var/lib/dkms/nvidia/
dkms status
Então rodei este comando
apt list nvidia-driver*
Me retornou uma lista de driver do 460 até 610, nenhum desses é o aceito pela minha placa. Então antes de sair dando comandos aleatórios no terminal seguindo dicas genéricas de IA, prefiro dialogar com outros seres humanos hehe até porque não quero quebrar o sistema.
Não precisa rodar nenhum sudo apt install nvidia-dkms-430 nem compilar manualmente o arquivo .run do site da NVIDIA (isso costuma ser dor de cabeça para atualizar Kernel depois e costuma quebrar a interface gráfica).
Por desencargo de consciência, limpe tudo de novo:
sudo apt update
sudo apt purge nvidia-*
sudo apt autoremove
Adicone o repositório de drivers legados:
sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
sudo apt update
Veja se o sistema consegue ver sua placa de vídeo:
resultado:
udevadm hwdb is deprecated. Use systemd-hwdb instead.
vendor : NVIDIA Corporation
model : GK208BM [GeForce 920M]
driver : nvidia-driver-390 - third-party non-free recommended
driver : nvidia-driver-470-server - distro non-free
driver : xserver-xorg-video-nouveau - distro free builtin
um código maluco modalias pci no meio, agora devo seguir com essa parte?
sudo ubuntu-drivers autoinstall
Em nenhum momento selecionei o driver versão 430.40, que é a mais recente para a minha placa de vídeo (o tal arquivo run que fiz download). O comando ubuntu-drivers autoinstall vai instalar qual versão?
Isso aí! Pode seguir com o sudo ubuntu-drivers autoinstall.
O comando vai instalar automaticamente o nvidia-driver-390, pois é o que está marcado com a tag recommended (recomendado) na saída do seu terminal.
Pelo que pesquisei o driver 430 perdeu suporte para os Kernels mais recentes do Linux e foi removido dos repositórios oficiais. (Inclusive deve ser por isso que você teve problemas com essa versão do driver)
resultado:
All the available drivers are already installed.
Não sei se essa resposta é boa ou ruim, mas já apareceu a opção de selecionar o driver nvidia 390 no driver manager.
Cara, acho que se abrir o gerenciador de drivers do Mint e instalar por lá, resolve, não? Ele vai mostrar o driver recomendado e instalar. Acho que não precisa desse monte de código no terminal.
Sim, só que no caso dele o secure boot está bloqueando o driver. Por isso ou ele desativa o bendito secure boot, ou então usa esses comandos que citei acima para criar uma chave pro driver.
Desativei o secure boot na BIOS para facilitar e consegui instalar o driver normalmente pelo gerenciador de drivers do Mint, na verdade até instalou sozinho, o sistema já trocou o driver nouveau para o nvidia automaticamente.
Pelo que pesquisei, o secure boot atrapalha mais do que ajuda.
Inclusive depois de desativar o secure boot, o mint mostrou pela primeira vez uma atualização de kernel no Update manager e parece que instalou sem problemas.
Porém, ao rodar o comando nvidia-smi:
NVIDIA-SMI has failed because it couldn’t communicate with the NVIDIA driver. Make sure that the latest NVIDIA driver is installed and running.
ao rodar sudo apt upgrade:
Errors were encountered while processing:
nvidia-dkms-390
linux-headers-7.0.0-29-generic
nvidia-driver-390
linux-headers-generic-hwe-24.04
linux-generic-hwe-24.04
linux-image-7.0.0-29-generic
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
Melhor desativar o secure boot mesmo, evita muuitos problemas. Sobre esse erro, provavelmente o kernel do mint atualizou e/ou não compilou o módulo do driver, o que é ruim, mas fácil de resolver.
Recompile:
sudo dpkg-reconfigure nvidia-dkms-390 (imagino que esse seja o nome do pacote)
Como descobrir se a versão do kernel é compatível?
Bom, parece que eu saí de um problema e entrei em outro kkk Como eu vejo a versão do kernel que estava utilizando antes de atualizar?
eu rodei alguns comandos aqui
uname -r
7.0.0-28-generic
dpkg --list | grep linux-image
ii linux-image-6.14.0-37-generic 6.14.0-37.37~24.04.1 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-6.17.0-14-generic 6.17.0-14.14~24.04.1 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-6.17.0-19-generic 6.17.0-19.19~24.04.2 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-6.17.0-20-generic 6.17.0-20.20~24.04.1 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-6.17.0-22-generic 6.17.0-22.22~24.04.1 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-6.17.0-23-generic 6.17.0-23.23~24.04.1 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-6.17.0-29-generic 6.17.0-29.29~24.04.1 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-6.17.0-35-generic 6.17.0-35.35~24.04.1 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-7.0.0-28-generic 7.0.0-28.28~24.04.1 amd64 Signed kernel image generic
iF linux-image-7.0.0-29-generic 7.0.0-29.29~24.04.2 amd64 Signed kernel image generic
ii linux-image-generic-hwe-24.04 7.0.0-29.29~24.04.2 amd64 Generic Linux kernel image
Compatível com essa versão de driver da nvidia? Se tiver que ser esse, como instalar especificamente essa ver~soa 5.15?
Tranquilo meu amigo, é só um driver antigo demais pra um Kernel moderno de mais. Pelo visto você estava usando o kernel 6.14, que ainda sim não deve ser compatível com o Nvidia 390.
Pela documentação da Nvida esse driver suporta até o kernel 6x. Porém segundo usuários que pesquisei aqui, o kernel 5.15 LTS é o que funciona melhor.
Pra instalar é bem simples na verdade, basta ir naquela interface do próprio mint, o “gerenciador de atualizações” e baixar o Kernel por lá. Depois ao reiniciar o seu PC você escolhe o 5.15.
E é claro, depois você pode voltar e remover os outros kernels se quiser.
Entendi, quebrei a cabeça aqui para conseguir voltar o kernel para 6.14, alterei o GRUB para exibir na inicialização. agora não sei como definir o kernel padraõ para 6.14, e depois ainda teria que instalar a versão 5.15 (e definir como padrão também para testar).
Eu “dialoguei” com a IA, mas antes de fazer e estragar o sistema, se for possível, gostaria de confirmar se é assim mesmo.
Select kernel 6.14 as the default kernel for every time system boot, using terminal
sudo grub-set-default "Advanced options for Linux Mint>Linux Mint, with Linux 6.14.0-37-generic"
Check:
sudo grub-editenv list
Dever ver saved_entry= line. Reboot:
sudo reboot
Depois que o sistema iniciar, verificar:
uname -r
Deve exibir:
6.14.0-37-generic
Novamente, agradeço muito pela ajuda, já me sinto sem graça de incomodar tanto. Eu tomo iniciativa de conversar com chat de IA e fazer o que der sozinho. Mas tem coisas que tenho medo de fazer e quebrar o sistema
@mateusmx Não é incômodo nenhum meu amigo, é uma via de mão dupla, você é ajudado e eu aprendo, entende? Todos ganhamos de certa forma rsrsrsrsrs
Mas então, me parece que esses comandos funcionariam sim, mas se fosse eu sinceramente, nem sequer tocaria no terminal nesse caso.
A forma mais segura seria usar aquele menu de trocar o kernel do Mint para instalar uma versão mais antiga, depois você reinicia o PC e pelo próprio grub (clicando ESC enquanto o PC liga) troca visualmente o kernel.
Depois se quiser é só voltar lá naquele menu de kernel e remover o antigo. (É mais seguro pois ele não deixa remover o kernel usado no momento)