Como instalar drive Wifi RTL8723AE (Ubuntu, ZorinOS)?

Fala pessoal, td bom?

Estou voltando a usar Linux depois de muito tempo com Windows e fiquei com algumas dificuldades em instalar drivers para adaptadores de Wi-fi.

Estou testando em um notebook antigo (Positivo Ultra S4100) a versão do ZorinOS Core e verifiquei que o mesmo não reconhece o adaptador de Wi-fi integrado. Verifiquei que o modelo do adaptador é o RTL8723AE.

Tentei baixar drivers e também instalar através de repositórios ppa compartilhados em fóruns da internet, mas nenhuma das alternativas funcionou comigo.

Alguém conhece alguma outra alternativa para instalar este drive?

Abs.

Wireless Card Realtek rtl8723ae-BT

1 curtida

Tentei acessar o arquivo do drive, mas link do arquivo não existe mais nesse site :pensive:

1 primeiro conecte seu laptop na internet por cabo, depois faça uma instalação de algumas feramentas;

sudo apt install git build-essential dkms

2 agora faça o dowload das fontes rtlwifi_new via comando git;

git clone -b extended https://github.com/lwfinger/rtlwifi_new.git

3 Adicione os fontes à árvore para compilações com suporte a DKMS.;

sudo dkms add ./rtlwifi_new

4 Por fim instale os drivers por esse comando

sudo dkms install rtlwifi-new/0.6

5 Se tudo der certo o wifi deve funcionar imediatamente. Se não tente o camando abaixo para carregar o novo modulo instalado(rtl723de no exemplo);

sudo modprobe -r rtl8723de && sudo modprobe rtl8723de

espero que tenha ajudado :wave:

No BigLinux você não terá dificuldade para instalar, já tem o driver disponível na BigStore e instalador de driver BigDriveManager.

Baixar o ISO do BigLinux: Faça o download da distribuição BigLinux, clique aqui e baixe agora!

Grato
Rafael Ruscher