Fala pessoal, td bom?
Estou voltando a usar Linux depois de muito tempo com Windows e fiquei com algumas dificuldades em instalar drivers para adaptadores de Wi-fi.
Estou testando em um notebook antigo (Positivo Ultra S4100) a versão do ZorinOS Core e verifiquei que o mesmo não reconhece o adaptador de Wi-fi integrado. Verifiquei que o modelo do adaptador é o RTL8723AE.
Tentei baixar drivers e também instalar através de repositórios ppa compartilhados em fóruns da internet, mas nenhuma das alternativas funcionou comigo.
Alguém conhece alguma outra alternativa para instalar este drive?
Abs.
Tentei acessar o arquivo do drive, mas link do arquivo não existe mais nesse site
1 primeiro conecte seu laptop na internet por cabo, depois faça uma instalação de algumas feramentas;
sudo apt install git build-essential dkms
2 agora faça o dowload das fontes rtlwifi_new via comando git;
git clone -b extended https://github.com/lwfinger/rtlwifi_new.git
3 Adicione os fontes à árvore para compilações com suporte a DKMS.;
sudo dkms add ./rtlwifi_new
4 Por fim instale os drivers por esse comando
sudo dkms install rtlwifi-new/0.6
5 Se tudo der certo o wifi deve funcionar imediatamente. Se não tente o camando abaixo para carregar o novo modulo instalado(rtl723de no exemplo);
sudo modprobe -r rtl8723de && sudo modprobe rtl8723de
espero que tenha ajudado
No BigLinux você não terá dificuldade para instalar, já tem o driver disponível na BigStore e instalador de driver BigDriveManager.
Baixar o ISO do BigLinux: Faça o download da distribuição BigLinux, clique aqui e baixe agora!
Grato
Rafael Ruscher