Como instalar DirectX 10? Devo fazer isso?

Olá gente, acho que esta é uma pergunta onde acho que se encontra melhor aqui. Pois bem, tentei rodar um jogo com o WINE, e ele exigia uma DirectX. Queria instalá-lo (a DirectX), porém vi pessoas falando, em outros fóruns, que de acordo com o site do WINE não precisaria e nem deveríamos fazer isso, por algum motivo. Outros me falaram do Winetricks que pode baixar essas .dll(s) faltantes.
A questão é: onde posso baixar a DirectX 10 e se devo fazer isso.

Informações adicionais:

• Intel HD Graphics (número do modelo não especificado);
  • Linux Mint 19.3;
  • Wine instalado, versão 4.

Você pode tentar instalar Wine da versão mais recente que é 6.0 no Mint 19.3 para ver se dá certo.

https://wiki.winehq.org/Ubuntu

O DXVK, que você já tentou instalar em outro tópico, já emula os Direct3D (parte gráfica do DirectX) 9, 10 e 11.

As informações são contraditórias porque:

1. Varia bastante.
    Alguns jogos rodaram sem instalar nada (ou seja, basta o DirectX do Wine).
    Outros apenas instalando o DXVK e deixando o resto com o DirectX do Wine.
    Mais outros precisam de fatias do DirectX vindas da MS mesmo.
    No geral, se a versão do Wine funciona, não é necessário tentar instalar a DLL original do Windows. Isso pode inclusive atrapalhar em vez de ajudar.
  2. O Direct3D do instalador oficial da MS só funciona com drivers reais do Windows. O Winetricks tem o cuidado de impedir a instalação dele e só deixar passar as porções do DirectX que funcionam via Wine, diferente de simplesmente rodar DXSETUP.exe direto do site da MS.

A melhor fonte de informações para se orientar são a AppDB do Wine, costuma ter relatos de quem já tentou instalar o programa/jogo no Wine puro antes de você.

1 Curtida

Teria que ver qual jogo você quer rodar, pois varia a forma de configurar.

eu já tenho o wine instalado, você consegue me passar uma forma confiável de atualiza-lo, não estou achando.

Pelo que eu li, é para remover Wine que está instalado na sua distro e depois adicionar o repositório do Wine HQ para instalar a versão mais recente.

Tu pode tentar fazer o seguinte, adicione o repositòrio do Wine HQ e depois dá sudo apt update && sudo apt upgrade para ver se atualiza Wine, mas não sei se vai funcionar.

https://wiki.winehq.org/Ubuntu

1 Curtida

eu já sei como, dei um:
Sudo apt remove wine e apareceu:
Pacotes virtuais como ‘wine’ não podem ser removidos