Como instalar corretamente .deb's no Puppy linux

Boa noite.

Preciso de uma ajuda com o Puppy linux.
Como eu faço para instalar corretamente arquivos deb no Puppy linux?
Estou tentado fazer isso no Puppy 8.0, baseado em Ubuntu 20.04, mas mesmo após reiniciar o computador, continua sem executar.
Os programas em específicos são: vscode, github desktop, mysql server*, mysql workbench* e megasync. Eu tomei os cuidados de instalar apenas versões compatíveis com ubuntu 20.04.

*O mysql server e mysql workbench eu instalei diretamente pelo repositório, e mesmo assim não abre.

Aproveitando o tópico, alguém sabe como criar ícones na área de trabalho? Eu nunca usei Openbox antes.

São os tipos de problemas que se vc não fornecer prints com as telas de erro, ou os resultados dos procedimentos que vc executou para instalar os programas, fica difícil de ajudar

2 curtidas

Bom dia.

Então, não houve erro, o único problema é que os programas simplesmente não abrem.

Eu baixei versões compativeis com o Ubuntu 20.04, versão usada como base no Puppy 8.0, no caso do megasync, ele até baixou as depedências sozinho pelo repositório do ubuntu.

O vscode eu posso substituir pelo bluefish, e o megasync dá para usar o navegador. O problema mesmo é o github e o mysql. Eu baixei o mysql server e o workbench pelo repositório da distribuição, mas não deu em nada também.

O github desktop eu baixei direto pelo repositório do Brendan Forster.

Você não esta usando uma versão oficial, a versão oficial do Puppy Linux 8.0 é a Bionic 18.04.
Não sabemos a variante que você esta usando.
Diga qual variante esta em uso.
O Puppy Linux aparentemente é uma distro independente de base, o que diz no site é que o Puppy Linux 8.0 é binário compatível com Bionic.

1 curtida

Acho que eu me confundi sobre a versão do Puppy. Mas trocar os deb’s para 18.04 não funcionou.

Eu baixei o Puppy linux pelo site oficial: https://puppylinux-woof-ce.github.io/

Acho que não tem jeito com Puppy linux, então estou tentando o slax linux, mas ele é meio pesado. Sabem de alguma outra distribuição no mesmo estilo do Puppy, mas baseado em Debian?

De qualquer forma, obrigado @aguamole e @Tallescg. ^^

Rápido e leve
 
Projetado para ser rápido, amigável e com economia de energia,
de software de código aberto com
uma grande comunidade de apoio por trás.


Instale-o em todos os lugares!


O Lubuntu é oferecido em muitos ISOs para vários computadores, como PC padrão, laptops, Raspberry Pi, etc.

Nossa equipe de controle de qualidade do Lubuntu garante que cada versão funcione bem em todas as arquiteturas. De máquinas de desempenho máximo àquelas com hardware mais antigo e mais limitado, o Lubuntu funciona perfeitamente, proporcionando uma experiência Linux suave.

Reviva aquele PC antigo instalando o Lubuntu e dê uma segunda vida a ele!

São as palavras do próprio site da distribuição.
Você também pode ler mais na wikipedia.
https://lubuntu.me/
Ela é desenvolvida para rodar em PC movido a carvão.

1 curtida

O problema não é hardware, eu preciso de um sistema portátil. Agora eu estou testando o Debiandog, mas os dados não ficam salvos.

1 curtida

Mas todo OSLinux que conheço é portável, n entende o que a sua portabilidade é diferente da oferecida por todos os OSLinux.

Me refiro a um sistema que eu não precisaria instalar, bastaria tornar o pendrive bootavel e quando desligar ele salvaria as alterações. Além de ser um sistema pequeno, no estilo puppy linux.

Debiandog parece ótimo, eu gosto do Debian e já usei muito ele, mas o pendrive com debiandog não salva as modificações.

Parece interessante, vou ver mais dele.

Bom, após testar o Debiandog e ter gostado, achei ele lento para instalar programas.
Voltei para o Puppy linux 8.0 e consegui resolver parte dos problemas.

Consegui fazer o Github desktop executar alterando a linha Exec=github-desktop para Exec=github-desktop --no-sandbox.

Mas não consigo fazer login. Após confirmar no navegador, ele fica carregando e nunca termina.

Também consegui faze o Visual Studio Code executar, mas só funciona no sandbox. Alterei a linha Exec=usr/share/code/code para Exec=run-as-spot usr/share/code/code.

Tem dois .desktop para vscode em /usr/share/applications. Alterei os dois.

O megasync continua sem funcionar, falta a Libqt5core.so.5 que tem instalado mas não funciona.

O mysql workbench funcionou sem precisar fazer nada, mas não consigo rodar o comando service mysql start no terminal.

E dessa vez o Eclipse decidiu dar problema :sob:.


openjdk-17 está instalado corretamente.

Alguém sabe como solucionar esse problema do Eclipse e mysql?

MySQL

  • Crie o usuário para o mysql-server
adduser mysql -D
  • Instale o MySQL
pkg add mariadb mariadb-server
  • Crie diretórios de tempo de execução
[ ! -d  /var/run/mysqld ]  && mkdir /var/run/mysqld
  • Defina as permissões corretas
chown -R mysql /var/run/mysqld
  • Inicialize o MySQL
mysql_install_db
  • Inicialize o daemon
mysqld &
  • Se conecte ao MySQL
mysql -u root

1 curtida

Deu tudo certo, muito obrigado ^^.

Eu já resolvi o problema do Eclipse. O github e o megasync eu posso usar no navegador, então acho que está tudo certo.

Muito obrigado pela ajuda ^^.

Correção

O vscode só funcionou direito sem o sandbox. No lugar de Exec=run-as-spot usr/share/code/code, eu coloquei Exec=usr/share/code/code --no-sandbox.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.