Oi pessoal eu preciso de ajuda, na distribuição Debian 12 instalado no meu notebook não está apresentando todas configurações do Nvidia-Settings. Alguém sabe como eu consigo adicionar outras configurações que estão faltando?
No Debian 12 está apresentando desta forma o Nvidia-Settings
Na distro EndeavourOS que eu uso no mesmo notebook apresenta o OpenGL e outras configurações. Eu quero saber como eu posso adicionar essas outras configurações no Nvidia-Settings do Debian 12. Alguém pode me ajudar, por favor?
1 curtida
Olá @jacksonsilva, tudo bem contigo?
Sugiro rever sua instalação do Debian para ter certeza de que o módulo do kernel foi instalado corretamente. Nos prints que você mandou, faltam informações relacionadas exatamente ao módulo e sem isso, a maioria dos recursos avançados não vai funcionar.
Você pode consultar a documentação oficial do Debian sobre como instalar o driver proprietário para tirar dúvidas, mas, basicamente você precisa:
Ativar o suporte aos pacotes non-free
Instalar o driver correto em GPUs recentes, se a GPU for muito antiga você deve usar o pacote legacy ao invés do “nvidia-driver” padrão.
sudo apt update
sudo apt install nvidia-driver firmware-misc-nonfree

2 curtidas
Olá @eddiecsilva tudo bem! Eu já havia ativado os pacotes non-fre, mesmo assim não apresentou todas as configurações do Nvidia-Settings. Eu executei o comando para demonstrar que o Kernel está Ok!
Kernel
Olá @eddiecsilva, tudo bem? Eu havia desistido de tentar resolver esse problema da placa de vídeo Nvidia que na ferramenta nvidia-settings não exibia as informações completas, mas pesquisas que fiz recentemente eu descobri que mesmo instalando os drivers da Nvidia corretamente como você informou os comandos em posts acima, o Debian exibira o nvidia-settings daquela forma, pois meu notebook é híbrido, ele permanece como padrão conectado na placa de vídeo da Intel UHD Graphics 630 e se eu quiser utilizar a placa de vídeo da Nvidia em alguma programa, eu tenho que clicar com o botão direito do mouse em cima do ícone do programa e escolher a opção: “Iniciar usando placa de vídeo dedicada” , assim funciona a placa da Nvidia. O notebook está funcionando no modo híbrido, para que o “nvidia-settings”, funciona de forma completa, exibindo todas as informações é necessário instalar a ferramenta EnvyControl para fazer a troca das placas, alterar do modo híbrido para o modo que utiliza a placa de vídeo da Nvida por completo essa foi a minha solução:
SOLUÇÃO
1. Abra o terminal e instale o git (se não tiver):
sudo apt install git python3-pip
2. Clone a ferramenta e instale:
git clone GitHub - bayasdev/envycontrol: Easy GPU switching for Nvidia Optimus laptops under Linux
cd envycontrol
sudo pip install . --break-system-packages
(Nota: A flag --break-system-packages é necessária no Debian 13 para instalar scripts python fora do apt, mas nesse caso é seguro pois é uma ferramenta pequena).
*
Faça a troca de placa da atual (hybrid) para a placa da (nvidia) usando esse comando abaixo no terminal:
sudo envycontrol -s nvidia
(Após rodar esse comando, reinicie o PC. Ao voltar, abra o nvidia-settings e verá que o menu estará completo).
Para voltar a placa de vídeo para o modo (hybrid) use esse comando abaixo no terminal:
sudo envycontrol -s hybrid
Para usar a placa no modo de economia de energia máxima, desligue completamente a placa da Nvidia com o comando abaixo no terminal:
sudo envycontrol -s integrated
Para verificar qual modo está ativo, use esse comando abaixo no terminal:
envycontrol --query
Eu espero que essa solução ajude as pessoas que estão com problemas de instalação dos drivers da Nvidia, no meu caso com notebook híbrido Dell G3 3590 com placas da Intel UHD Graphics 630 e da Nvidia GeForce GTX 1050, funcionou!!!
2 curtidas
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.