Como instalar com Cachy OS sem dual boot

Gostaria saber se existe alguma forma de instalar o Cachy OS sem as opções de dual boot que ele apresenta na instalação. Quero utilizar somente o Cachy OS mas sem ter que passar por aquela inicialização do sistema onde tenho que escolher qual que vou utilizar.

Quais são as “opções de dual boot” que você se refere?

Acho que você ele esta falando do Menu do Bootloader, eu acho que o cachyOS não usa o grub, então não sei ajudar

Olá.

Creio que você queira pular a tela do bootloader.

Bom, primeiramente, isso depende do bootloader que você está usando, já que o CachyOS tem as opções do Grub, Limine, systemd-boot, refind, etc…

Em boa parte deles, isso pode ser feito com parâmetros nos arquivos de configuração, normalmente com parâmetros de timeout=0. Aí vai depender de qual bootloader estiver usando e você pode procurar por algo como “pular tela do bootloader” em português mesmo ou em inglês.

Porém, como usuário do CachyOS, do btrfs e seus snapshots, essa tela não me incomoda e é uma opção de fallback rápido em caso de problemas. Nunca precisei, mas “o seguro morre de velho”…

Outro ponto interessante é ter a opção de bootar no kernel LTS em caso de algum problema.

Boa sorte

1 curtida

No caso são grub, limine, systemd-boot e refind. Só que eu não quero utilizar nenhum deles, só umas instalação normal tipo zorin OS ou windows

Bootloader tem que ter, até o windows e o ZorinOS têm. Algum deles você tem que ter, caso contrário nenhum sistema vai bootar.

O que você pode fazer, como eu disse na resposta anterior, é alterar parâmetros. Porém, isso vai depender do bootloader que você tem instalado.

Qual você está usando?

Esses são os bootloaders, todo sistema operacional tem. Isso não tem nada a ver com dual-boot como você erroneamente se referiu.

Se você instalar o CachyOS, independente do bootloader que você escolher, a tela do bootloader vai ser exibida.

Da para esconder ela e fazer ela aparecer somente se você apertar uma combinação de teclas? Da sim, é só pesquisar com é que faz.

Agora te explicando o porque da existência do bootloader e porque ele te mostra aquelas opções por padrão:

Bootloaders como o GNU GRUB têm um tempo de espera padrão (geralmente 5 segundos).

Isso existe para permitir que você:

• Escolha uma versão antiga do kernel
  • Entre no modo de recuperação
  • Edite opções de inicialização
  • Resolva problemas se algo der errado

Mesmo com só Linux, o GRUB normalmente mostra:

• Linux (normal)
  • Linux (modo recovery)
  • Versões antigas do kernel

Então tecnicamente não é “um único sistema”, mas várias formas de iniciar o mesmo sistema.

Segurança e recuperação

A tela também serve como um “plano B”.

Se uma atualização quebrar o sistema, você pode:

• Iniciar uma versão anterior do kernel
  • Entrar em modo de recuperação
  • Ajustar parâmetros manualmente

Sem o menu, você poderia ficar travado.