Como instalar arquivos no ubuntu mate

Olá me chamo guilherme esta é minha primeira experiencia com linux (ubuntu-mate) nunca tinha utilizado anteriormente, apenas usei o windows 7 e 10, procurei na internet como se fazia mas minhas tentativas não funcionaram será que alguem poderia me ajudar ? desde já agradeço.

2 curtidas

Sabe criar pendrives bootaveis?

Você quer instalar o sistema ou algum programa nele?

sim utilizei o rufus https://rufus.ie/ depois de baixar ele e a ISO da distribuição que eu queria usei ele para colocar a iso no pendrive e ai é só ir na bios entrar na opção do pendrive e vai iniciar a instalação

eu quero instalar um programa

Que programa? (20 carac)

Qual programa por favor?

Eu estava tentando baixar o Chrome e pretendida baixar o visual studio code , LAMPP, GIMP e alguns outros ligado a programação

O Google Chrome você pode entrar no site: Navegador da Web Google Chrome
Clicar em fazer Download e abrir o arquivo e clicar em instalar.

VsCode = https://code.visualstudio.com/ só clicar no .deb, abrir o arquivo e instalar pela loja de aplicativos…

Gimp = Abra pela loja de aplicativos e digite GIMP e instale.

LAMPP = servidor php?

Se for, primeiro abra o terminal (ctrl +alt +t) e digite:
sudo apt update && sudo apt dist-upgrade

Após feito isso, vamos instalar o Apache2:
sudo apt install -y apache2

Para verificar se deu certo, abra seu navegador com o localhost .

Após vamos instalar o PHP:
sudo apt install -y php php-cli php-common php-gd php-mbstring php-intl php-xml php-zip php-pear libapache2-mod-php

Depois de feito, vamos criar um arquivo phpinfo para verificar a instalação… Digite no terinal:
echo “<?php phpinfo(); ?>” | sudo tee /var/www/html/test.php | sudo service apache2 restart

após feito isso, só você abrir no seu navegador localhost/test.php

Depois, digite no terminal:
sudo apt install -y mysql-server mysql-client php-mysql

feito isso, no terminal digite sudo mysql
Deve aparecer uma tela com mysql para você inserir comandos…
Não esqueça de criar um usuário pra você no Mysql…

Depois:
sudo apt install -y phpmyadmin

na tela que aparecer, escolha apache2 e depois na próxima tela, escolha a opção SIM
Finalizando a instalação acesse:
localhost/phpmyadmin

1 curtida


Então eu baixei as duas opções de arquivos mas a .deb não é executada apenas a .rpm mas quando eu clico duas vezes ele apenas me da uma tela para extrair os arquivos e não tem opção para instalar

arquivo1_deb_

Parece que baixaste o programa para a arquitetura errada.
Sabes dizer se teu processador trabalha em 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)?

Caso tudo esteja certo nisto tente dar sudo dpkg --add-architecture amd64 e tente novamente.

Para saber facilmente a arquitetura de seu processador abra o terminal (ctrl+alt+t) e rode o comando lscpu e procure isto:


Caso esteja como o meu é de 64 bits, caso esteja apenas 32-bit é x86.

O meu é como o seu. realizei o comando mas agora ocorreu outro problemasistema 2

O problema de arquitetura está resolvido, agora o .deb achou alguma dependência que provavelmente vai precisar de uns tweaks pra funcionar…

Estava tentando baixar o gimp pela boutique e simplesmente parou tipo não saiu dissoarquivo 4

Clica ali em “Detalhes” e vê o que está pedindo, pela mensagem talvez esteja esperando que você digite “Y” para prosseguir.

Eu continuei tentando e pesquisando e cada vez mais parece impossível não esta dando certo baixar especificamente o chrome consegui baixar o gimp e o visual studio code normalmente.

tentei usar o comando sudo dpkg -i google-chrome-stable_current_amd64.deb no terminal surtiu certo resultado mas ainda não funciona