tentei adicionar
-device file=/dev/sdb,format=raw,if=virtio
e
-hdb /dev/sdb
no arquivo “launch” que ele cria na pasta snap e ambos dão “operação não permitida”
tentei adicionar
-device file=/dev/sdb,format=raw,if=virtio
e
-hdb /dev/sdb
no arquivo “launch” que ele cria na pasta snap e ambos dão “operação não permitida”
Você deu sudo chmod 777
no arquivo /dev
do pendrive e mexeu na sandbox (se tiver) desse snap?
o primeiro não, o segundo eu não sei o que seria exatamente
no que exatamente eu deveria mexer?
edit: fiz chmod 777 /dev/sdb e ainda não consigo usar
qemu-system-x86_64: -hdb /dev/sdb: Could not open ‘/dev/sdb’: Operation not permitted
Os Snaps, por padrão, são isolados do resto do sistema, não podendo escrever arquivos sem antes exibir uma caixa de diálogo solicitando confirmação.
Eu não sou experiente em Snap, então não posso confirmar.
Uma alternativa sem isolamento/sandbox e sem problemas de permissão é usar o GitHub - foxlet/macOS-Simple-KVM: Tools to set up a quick macOS VM in QEMU, accelerated by KVM., que se eu não me engano é a base desse snap.
As snaps rodam em ambiente protegido, pode ser que somente alterar o chmod não seja suficiente.
Confira se tem mensagens do apparmor no kern.log negando o acesso ao dispositivo.
Precisei alterar o arquivo /var/lib/snapd/apparmor/profiles/snap.sosumi.sosumi, depois atualize o apparmor com o comando:
apparmor_parser --replace /var/lib/snapd/apparmor/profiles/snap.sosumi.sosumi
então, eu não tenho o apparmor instalado…
eu acabei resolvendo meu problema usando o macOS simple kvm
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.