Será que é mais prático do que criar um arquivo .desktop?
Gostaria de saber o que está errado no processo que descrevi acima, se é algum parâmetro no arquivo .desktop, se é o diretório que coloquei os arquivos, tipo de imagem que usei para o ícone…
Mas se essa aplicação indicado por você for mais prático, prosseguimos com ela, afinal procuro o mais prático e funcional e pensei que o arquivo .desktop fosse o mais fácil…
Como diz no site: "appimaged é um daemon opcional que observa locais como ~/bin e ~/Downloads para o AppImages e, se detectar algum, registra-os no sistema, para que apareçam no menu, exibam seus ícones, tipos MIME associados, etc. Ele também cancela o registro do AppImages de o sistema se eles forem excluídos.
O correcto é deixar o caminho do ícone codificado suavemente sem extensão.
Esqueceste-te de executar o comando update-desktop-database para actualizar a lista de aplicações.
Preparei um pequeno tutorial de corrigir os ícones das aplicações do AppImage em português brasileiro para utilizadores do tema de ícones Suru++ 30. ESte tutorial vale para utilziadores de qualquer tema de ícones. Ei-lo:
Realmente, analisando os atalhos criados pelo sistema, a linha “Icon=” contém apenas o nome da aplicação, em vez de um diretório e nome da imagem seguido da extensão. Como fazer isso?
Usei o comando e nada da aplicação aparecer listada no menu.
Não amigo você deve executar esse comando na pasta aonde está o arquivo que você baixou, esse comando é só para instalar o arquivo .deb você pode instalar graficamente pelo gdebi também
Pela interface gráfica é só dar dois cliques no arquivo .deb e escolher a opção de instalar (ele vai pedir a sua senha então é só digitar a sua senha e esperar a instalação)
Fiz isso, não foi criado nenhuma entrada no menu para a aplicação “Appimaged”, digitei no terminal o nome appimaged na tentativa de abrir a aplicação, porém parece que rodou em segundo plano, a aplicação possui interface gráfica?
O único modo de executar é pelo terminal, para que dessa forma seja criada entradas no menu, para aplicações AppImage baixadas?
Toda vez que eu baixar uma nova aplicação em AppImage, terei que abrir o terminal e executar o comando appimaged ou será criado uma entrada no menu de forma automática?
Depois de executado o comando appimaged, foi criado a entrada da aplicação Krita no menu com seu respectivo ícone!
Você instala uma vez só, aqueles comandos que você executou são para fazer o appimaged funcionar, agora ele faz a integração automaticamente sem precisar do terminal.
Ele fica “observando” pastas como a Download para ver se tem novos appimages
@Docmine7, agora ficou claro como é o funcionamento do AppImaged , obrigado!
Por enquanto vou deixar o tópico em aberto, para ver se não aparece uma explicação/solução com a criação de um “arquivo.desktop”, caso contrário darei como resolvido a sua solução, que de uma forma ou de outra chegou no resultado final!
Os ícones do Krita ou de quaisquer aplicações precisam estar no directório ~/.local/share/icons/hicolor/[tamanho x tamanho]/apps/nome_da_aplicação.[qualquer formato]. No ficheiro .desktop, fica assim: Icon=nome_da_aplicação. Mas precisas incluir o StartupWMClass para renderizar correctamente o ícone. Basta abrir a aplicação, abre o terminal, executa o comando xprop WM_CLASS e calibra a janela da aplicação aberta, por exemplo, ao calibrar o Firefox, mostrou o resultado:
Apostei que tu guardaste o ficheiro .desktop do Krita no /usr/share/applications, que requer sudo update-desktop-database. Mas recomendo que guardes os ficheiros modificados no ~/.local/share/applications/, que não requer sudo. O teu sistema preferirá mais o directório ~/.local/share/applications, para não haver duplicados. Uma das vantagens desse directório que ele não será reescrito e sobrescrito quando fizeres actualização ou upgrade.
Caso Firefox seja instalado via Debian, pacman, ou nativamente, os ícones do Firefox são enviados para /usr/share/hicolor/[tamanho x tamanho] || [scalable]/apps/firefox.[qualquer formato]. Caso seja via Flatpak, está no directório de ícones no directório do Flatpak, e via Snapcraft, a mesma coisa com o Flatpak.
Caso Firefox seja instalado localmente, como preparei um tutorial para @Zangief no Firefox atualizou e agora a interface não muda para pt-br (resolvido), os ícones não são enviados para aquele directório, por isso, tens de copiá-los para ~/.local/share/icons/, ou se tiveres um tema de ícones que vem com ícones disponíveis.
No AUR ou no directório /opt, os ficheiros das aplicações são enviados para ~/.loca/share/applications e os ícones são enviados para ~/.loca/share/icones.
@gusbemacbe, e no caso da aplicação (Krita - AppImage) deste tópico, ela não é instalada, é executada como uma espécie de contêiner que contém todos os arquivos (inclusive o ícone) e bibliotecas necessário para sua execução, correto?