Como inicializar um programa junto com o Zorin Os?

Estou usando o Hidamari para ter wallpapers animados no plano de fundo da área de trabalho, mas não tô conseguindo inicializar ele junto com o sistema. O wallpaper só roda se eu abrir manualmente o arquivo, e como eu gostaria que o wallpaper estivesse sempre lá, não faz sentido esse processo. A minha distro é o Zorin Os 18 Core.

1 curtida

Assim como no Windows, há uma pasta em que você deve colocar os atalhos para os programas que iniciam junto com o sistema.

No Linux é ~/.config/autostart

Essa pasta está oculta por padrão, para acessar deve exibir os arquivos ocultos ou digitar o endereço ~/.config/autostart na barra de endereços do gerenciador de arquivos.

Nessa pasta deve-se colocar os arquivos .desktop (que são os atalhos) dos programas que você deseja que iniciem junto com o sistema. É possível também criar scripts .sh que vão executar junto com o sistema, nesse caso além de colocar os comandos no script deve-se dar permissão de execução para o script.

Essa solução é independente de ambiente de desktop.

Será que não tem também via interface gráfica nas configurações?

Algumas distribuições Linux possuem uma interface para isso, o Ubuntu 24.04 possui o “Aplicativos Iniciais” (fiquei sabendo que será removido da versão 26.04).

Procure por algo assim no menu do ZorinOS (afinal, ele é o Ubuntu sob o capô).

Oi, tudo bem?

Não lembro se o ZorinOs vem com o aplicativo “Ajustes” , também conhecido como gnome tweaks, se não tiver basta buscar na loja e instalar.

Nele tem o aplicativos de inicialização,

Basta clicar no + que vai aparecer os aplicativos, caso tenha não apareça o aplicativo, abra o aplicativo e clique no + novamente que ele vai estar lá

2 curtidas

Tente clicar em cima do app e veja se tem a opção “Adicionar à lista de inicialização”, se não, creio que pelo gnome-tweaks tem uma aba destinada apenas para aplicativos de inicialização.

Obrigado pela resposta, @M.Mazur. :victory_hand:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.