Como imprimir pôsteres em várias folhas no Linux?

Olá pessoal,
costumo imprimir pôsteres/cartazes com frequência em tamanhos A3 ou maiores usando um recurso presente no Adobe Reader que me permite a impressão em várias folhas A4. Como este recurso só funciona no Windows, gostaria de saber se há algum programa que me permita fazer o mesmo no Linux (geralmente uso distros baseadas em Ubuntu ou Debian)?
Desde já agradeço a quem puder me ajudar… :wink:

Talvez venha alguém depois com uma solução gráfica, mas pelo terminal é possível gerar PDFs assim a partir de um já existente usando o comando mutool poster (instalável através de sudo apt install mupdf).

Daí abra um terminal na pasta onde está o PDF original e rode:

# Para um PDF A3 paisagem (dividir em duas partes, na horizontal)
mutool poster -x 2 meu_poster_a3.pdf meu_poster_a4.pdf
# Para um PDF A3 retrato (dividir em duas partes na vertical)
mutool poster -y 2 meu_poster_a3.pdf meu_poster_a4.pdf
# Para  um PDF A2, em 4 partes A4
# (quatro partes, duas na horizontal e duas na vertical)
mutool poster -x 2 -y 2 meu_poster_a2.pdf meu_poster_a4.pdf

Reconheço que não é a mais conveniente do mundo para um arquivo só, mas espero que complemente uma solução gráfica pela possibilidade de fazer a operação em lotes.

3 curtidas

Oxe… Ajudou muito @Capezotte , muito obrigado mesmo, vou apenas deixar a pergunta em aberto para caso alguém conheça alguma solução com interface gráfica, mas esta já me serve… :slightly_smiling_face: :slightly_smiling_face: :smiley:

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.