Boa tarde! Pessoal, comprei um ssd NVMe M.2 e instalei ele na porta pci do meu pc com um adaptador (igual ao da imagem abaixo). Formatei ele pelo gparted e até ai tudo certo. Retirei os outros discos da máquina e instalei KDE Neon nele. Porém, após o reboot, o pc não encontra esse disco para iniciar.
Procurei aqui na bios onde habilitar, mas não consegui encontrar opção que resolva. O menu de prioridades para o boot está desabilitado, e a máquina inicia direto dentro da bios.
Alguém faz ideia de como resolver?
A placa mãe é uma Go-line LGA1155 B75
Desde já eu agradeço a ajuda.
Ouvi dizer que só com “BIOS Mod”. Tenho aqui também e uso um ssd sata pra conseguir iniciar o computador…
Então, eu tentei alterar os modos da bios (legacy only, uefi only, legacy and uefi) mas de nenhuma forma funcionou, sempre era como se não houvesse disco na máquina.
Tentei instalar e colocar só o /boot/efi em um pendrive, mas eu não tenho conhecimento suficiente pra fazer dar certo
No meio do caminho tentei usar o boot repair pra fazer funcionar.
Nada deu certo.
Por fim, restaurei os padrões da bios, instalei o Neon no ssd e o Bodhi Linux em um pendrive, o grub encontrou a instalação mas o Neon não inicia.
Aparece essa msg da foto.
É possível resolver esse erro ‘novo’?
Bem, eu fiz instalação UEFI e daí todos os sistemas operacionais ficam instalados na mesma partição esp. Tentando adivinhar esse erro, me parece que o grub foi instalado em modo legacy e o sistema está no nvme, então o grub não consegue acessar os arquivos no outro disco. Pra menos problemas, configure na BIOS para iniciar em modo UEFI apenas e tente refazer as instalações. Na instalação, use particionamento manual e não crie partição esp no disco nvme (senão o instalador pode querer instalar nele).
Infelizmente também não deu certo. Mesmo com a opção UEFI only, as instalações ocorrem normalmente mas, ou nenhum disco é reconhecido, ou (quando em associação com outra distro usando dois discos) o grub não consegue lançar o Neon que está no Nvme, mesmo o arquivo vmlinuz estando na pasta /boot. Até tentei usar o Lilo no lugar do grub, mas sem sucesso.
Como esse é meu pc para trabalho, eu desisti. Reformatei tudo e vou usar o nvme como espaço para backup até eu poder trocar de placa mãe.
De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda!
Interessante que o grub não consiga achar o disco… A única alternativa seria vc criar, no sata, uma partição /boot para cada distribuição instalada. Daí é certeza que o grub vai conseguir carregar o kernel e initram e, com o kernel carregado, o sistema já vai “enxergar” o disco nvme na inicialização.
Se daqui uns dias “bater uma vontade” de instalar, montei um esquema de exemplo para instalação de duas distribuições.
Exemplo de particionamento para o disco sata:
| # | Tipo | Tamanho | Descrição |
|---|---|---|---|
| 1 | efi | 512M | Partição EFI (esp) a montar em /boot/efi em todas as distros |
| 2 | ext4 | 1G | Montar /boot da distribuição A |
| 3 | ext4 | 1G | Montar /boot da distribuição B |
| … | … | … | Espaço livre (mais distribuições?) |
Exemplo de particionamento simples para discos NVME:
| # | Tipo | Tamanho | Descrição |
|---|---|---|---|
| 1 | não usada | 512M | Futura partição EFI, reservada para quando tiver uma placa com suporte a boot pelo NVME |
| 2 | swap | 4G | Partição swap |
| 3 | ext4 | ??? | Montar o raiz da distribuição A |
| 4 | ext4 | ??? | Montar o raiz da distribuição B |
| 5 | ext4 | ??? | Partição para dados |
Assim já poderá usar o nvme pro sistema, e quando tiver uma nova placa-mae, poderá fazer o procedimento um pouco complicado de copiar os arquivos do /boot do disco sata pro NVME, além de reinstalar o grub e poderá retirar o disco sata.

