Boa tarde! Pessoal, comprei um ssd NVMe M.2 e instalei ele na porta pci do meu pc com um adaptador (igual ao da imagem abaixo). Formatei ele pelo gparted e até ai tudo certo. Retirei os outros discos da máquina e instalei KDE Neon nele. Porém, após o reboot, o pc não encontra esse disco para iniciar.
Procurei aqui na bios onde habilitar, mas não consegui encontrar opção que resolva. O menu de prioridades para o boot está desabilitado, e a máquina inicia direto dentro da bios.
Alguém faz ideia de como resolver?
A placa mãe é uma Go-line LGA1155 B75
Desde já eu agradeço a ajuda.
Ouvi dizer que só com “BIOS Mod”. Tenho aqui também e uso um ssd sata pra conseguir iniciar o computador…
Então, eu tentei alterar os modos da bios (legacy only, uefi only, legacy and uefi) mas de nenhuma forma funcionou, sempre era como se não houvesse disco na máquina.
Tentei instalar e colocar só o /boot/efi em um pendrive, mas eu não tenho conhecimento suficiente pra fazer dar certo
No meio do caminho tentei usar o boot repair pra fazer funcionar.
Nada deu certo.
Por fim, restaurei os padrões da bios, instalei o Neon no ssd e o Bodhi Linux em um pendrive, o grub encontrou a instalação mas o Neon não inicia.
Aparece essa msg da foto.
É possível resolver esse erro ‘novo’?
Bem, eu fiz instalação UEFI e daí todos os sistemas operacionais ficam instalados na mesma partição esp. Tentando adivinhar esse erro, me parece que o grub foi instalado em modo legacy e o sistema está no nvme, então o grub não consegue acessar os arquivos no outro disco. Pra menos problemas, configure na BIOS para iniciar em modo UEFI apenas e tente refazer as instalações. Na instalação, use particionamento manual e não crie partição esp no disco nvme (senão o instalador pode querer instalar nele).