Boa tarde senhores…
Bem, é isso… Ganhei uns fones de ouvido tipo Bluetooth da Edifier (o W820NB). Pois bem, como faço para o habilitar no Linux Mint 20.3 (ambiente XFCE)?
No celular (android) foi extremamente simples, mas no computador não saio do canto.
1 curtida
Olá @Joao_Damasceno tudo bem contigo?
Que beleza de presente hein? Para que a comunidade possa ser mais objetiva nas respostas, passe algumas informações sobre o seu hardware: tipo de adaptador bluetooth, por exemplo.
Se tiver dúvidas, confira as dicas deste post.
Seja muito bem vindo ao nosso fórum!
Para que possamos te ajudar e fornecer os comandos hackers para solucionar o seu problema, antes temos que ter informações mínimas sobre o seu computador com Linux, além dos sintomas e o que pode ter ocasionado.
Se você está usando outros sistemas operacionais, consulte os últimos links deste post.
Informações básicas sobre hardware e software
Em seu terminal, rode o comando:
inxi -F --filter
Esse comando mostrará informações do seu sistema e m…
eddiecsilva:
Que beleza de presente hein? Para que a comunidade possa ser mais objetiva nas respostas, passe algumas informações sobre o seu hardware: tipo de adaptador bluetooth, por exemplo.
Se tiver dúvidas, confira as dicas deste post.
Como faço pra lhes fornecer essa informações?
É para Linux Mint, não seria inadequado se utilizar de algo vindo do Arch?
Clica neste botão que está na minha primeira resposta, naquele texto explica como fornecer informações.
jdt@jdt:~$ inxi -F --filter
System: Kernel: 5.4.0-107-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Xfce 4.16.0 Distro: Linux Mint 20.3 Una
Machine: Type: Laptop System: LENOVO product: 80R0 v: Lenovo G50-80 serial: <filter>
Mobo: LENOVO model: Lancer 5A1 v: SDK0J40679 WIN serial: <filter> UEFI [Legacy]: LENOVO v: B0CN97WW
date: 01/08/2016
Battery: ID-1: BAT0 charge: 22.3 Wh condition: 22.3/28.5 Wh (78%)
CPU: Topology: Dual Core model: Intel Core i3-5005U bits: 64 type: MT MCP L2 cache: 3072 KiB
Speed: 1815 MHz min/max: 500/1900 MHz Core speeds (MHz): 1: 1896 2: 1896 3: 1896 4: 1896
Graphics: Device-1: Intel HD Graphics 5500 driver: i915 v: kernel
Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: modesetting unloaded: fbdev,vesa resolution: 1920x1080~60Hz
OpenGL: renderer: Mesa Intel HD Graphics 5500 (BDW GT2) v: 4.6 Mesa 21.2.6
Audio: Device-1: Intel Broadwell-U Audio driver: snd_hda_intel
Device-2: Intel Wildcat Point-LP High Definition Audio driver: snd_hda_intel
Sound Server: ALSA v: k5.4.0-107-generic
Network: Device-1: Realtek RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet driver: r8169
IF: enp2s0 state: down mac: <filter>
Device-2: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter driver: ath9k
IF: wlp3s0 state: up mac: <filter>
Device-3: Qualcomm Atheros AR3012 Bluetooth 4.0 type: USB driver: btusb
Drives: Local Storage: total: 931.51 GiB used: 466.28 GiB (50.1%)
ID-1: /dev/sda vendor: Western Digital model: WD10JPCX-24UE4T0 size: 931.51 GiB
Partition: ID-1: / size: 915.40 GiB used: 233.14 GiB (25.5%) fs: ext4 dev: /dev/sda5
Sensors: System Temperatures: cpu: 45.0 C mobo: N/A
Fan Speeds (RPM): N/A
Info: Processes: 224 Uptime: 8h 12m Memory: 3.76 GiB used: 2.48 GiB (66.1%) Shell: bash inxi: 3.0.38
jdt@jdt:~$
1 curtida
Tenho a impressão de que o dispositivo Bluetooth não está instalado.
Temos vários relatos aqui no fórum citando problemas ao utilizar bluetooth com versões antigas do Kernel. Se for uma opção viável para você, sugiro atualizar para um kernel LTS que são o 5.10 ou 5.15.
Nesta discussão eles mostram como atualizar o kernel no Mint.
mais o linux mint só tem base pra 5.4 / 5.8 e 5.11 eu queria o 5.14 entende
2 curtidas
Bom dia.
Retomando…
Então seria questão de instalar um Kernel mais atual?
Não seria só instalar os dispositivos referentes ao Bluetooth? (digo isso porque creio que no meu caso, em algum momento, foi desinstalado - ou seja, ele estava aqui, mas como abria o tempo todo, eu desinstalei).
Sobre a questão do Kernel, se atualizo, não é motivo para correr o risco de quebrar meu sistema? Sistema esse que utilizo todo dia para produtividade, alcance de metas etc.
E a questão da NVidia? Se instalo um Kernel novo, o drive da NVidia fica de fora e eu teria que o instalar “na unha”, não?!
Olha as cosias melhorando…
Pairing fails with AuthenticationFailed
If pairing fails, you can try enabling or disabling SSPMode with:
btmgmt ssp off
or
btmgmt ssp on
You may need to turn off BlueTooth while you run this command.
1 curtida
Joao_Damasceno:
(digo isso porque creio que no meu caso, em algum momento, foi desinstalado - ou seja, ele estava aqui, mas como abria o tempo todo, eu desinstalei).
Como assim? O que vc desinstalou?
1 curtida
Tenta
sudo apt install pulseaudio-module-bluetooth
Foi citado em outro tópico…
1 curtida
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.