Meu notebook é um Lenovo Ideapad S145-15API com processador Ryzen 7 e gpu AMD Radeon Vega 10 e está rodando o Ubuntu 24.10.
Quando instalo outras distros no virtual box, não tenho as animações/transições como no Ubuntu instalado na minha máquina.
Perguntei num vídeo do youtube sobre linux e disseram que era a aceleração de hardware, mas não tem essa opção na minha bios. Alguém sabe como habilitar essas animações no virtual box?
O VirtualBox ele é mais lento do que uma máquina normal. Ao menos na minha experiência.
Digamos que ele esta emulando um computador, usando o processador que também está sendo usado pelo sistema que está instalado no computador (pelo o que entendi, no seu caso é o Ubuntu). Isso pode fazer a máquina Virtual ficar mais lenta.
E também, dependendo do que você está instalando nele, ele aloca apenas um núcleo da CPU para a Máquina Virtual, fazendo ela ficar ainda mais lenta.
Então, a questão não é lentidão, pois é um bom processador e tenho o máximo de ram que o notebook aceita, então consigo rodar bem a vm. Eu não sei bem o nome do que eu estou querendo dizer mas vou dar exemplos:
- Quando você clica na visão de workspaces, o ubuntu concentra suavemente as janelas no centro, tem essa ‘animação’ que eu digo. Já na vm é seco, clica e já estão no centro de uma vez.
- Consigo usar as extensões de compiz window effect e compiz magic lamp, movimentos suaves, mas na vm não funcionam.
Já viu isso acontecer?
Você precisa ativar a aceleração 3D nas configurações de tela do Virtualbox.
Deu certo, muito obrigado! Estava dando erro ao habilitar o 3d, mas agora achei onde ativa a aceleração a aba processador e deu certo.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.