Como gerenciar o acesso à pastas no ubuntu 20.04 para diferenes usuários?

Saudações senhores,

Preciso e ajuda para restringir o acesso à algumas pastas em um computador para alguns usuários. Somos uma empresa e tem um computador em que alguns usuários devem ter acesso à algumas pastas e outros não. podem me ajudar a colocar senha em pastas ou algo assim que restrinja o acesso ao conteúdo das pastas para usuários padrão permitindo somente ao usuário administrador?

Este texto serve apenas como instrução, você deve apagá-lo antes de fazer a publicação.

1 curtida

Alterar as permissões padrão de diretórios, pode ser o que deseja… Assim os usuários, só poderão acessar o conteúdo de sua própria home.

• Para usuários antigos, precisará alterar manualmente com:
# chmod 700 /home/user
  • Para novos usuários altere a opção DIR_MODE no arquivo /etc/adduser.conf como:
DIR_MODE=0700

Outra opção seria alterar o UMASK padrão em /etc/login.defs como:

UMASK           077

Permissão 700 significa que somente o dono poderá ler, escrever e executar, para saber mais sobre permissões segue o link.

2 curtidas

Na verdade amigo não era isso que eu queria, eu queria restringir o acesso a pastas específicas no notebook. Já encontrei uma solução, um software chamado criptomator, ele cria senhas para pastas específicas. Mas obrigado pelo disposição.

1 curtida