Como gerenciar 2 placas de wifi no Linux?

Olá pessoal! Tenho duas placas de rede WiFi vou chamar de placa ‘A’ e ‘B’ que fica nomeada como wlan0 e wlan1, porém sempre que reinicio o Linux(Debian) as placas ficam em ordem aleatórias.
Por exemplo, a placa ‘A’ fica como wlan0 e a placa B como wlan1, mas as vezes elas invertem, ou seja, placa ‘A’ como wlan1 e ‘B’ como wlan0.
Quero ter como deixar sempre uma placa sendo wlan0 e a outra como wlan1.
Alguém tem alguma sugestão?

Se elas forem USB é possível criar uma regra no udev para mudar o nome do dispositivo conforme vc queira.

Se forem internas, precisa configurar o hook do udev ser rodado na initram. OU renomear via systemd usando arquivos .link.

Mas eu acho estranho porque atualmente foram normalizados os nomes dos dispositivos para não ter mais esse problema. deveria aparecer um wlanXpYsX, com nomes específicos para a placa de acordo com a localização que ela foi conectada no computador.

https://wiki.debian.org/NetworkInterfaceNames

2 curtidas

Fala Deleterium… na realidade é um raspberrypi com wifi interno e externo usb! Com sua dica eu fiz uma pesquisa e achei esta solução aqui Set Static network interface names - Raspberry Pi Forums
Vlw pela dica!

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.