Os tópicos que encontrei pela internet sugerem utilizar o Win32 Disk Imager, realmente funciona, porém os arquivos são exageradamente grandes para meus backup's de raspberry.
Pelo o que eu entendi o programa faz uma cópia bit a bit, ou seja, gera a imagem exatamente do tamanho do cartão.
Tem alguma alternativa para efetuar esse backup de forma menor?
Não chega a ser um problema o arquivo ser grande, mas sim o tempo que demora para fazer o backup e também regravar o cartão.
E cara, cartão SD é de lenta gravação mesmo, e nem é lentidão por causa da imagem, já que a leitura é mais rápida do que a gravação.
SD não é SSD não rapaz.
Vc pode comprimir a imagem, isso torna ela menor.
Você pode usar tanto a compressão transparente ou a compressão que as pessoas usam de forma mais comum.
O que é uma compressão, ela é tipo assim:
“11111111” comprimido ficaria tipo assim “1:8” ou seja de 8 caractere foi para 3, isso chama compressão.
Compactar não está sendo viável, leva 1 e 15 horas para fazer a compactação.
Se fizer o backup e compactar, se vão quase 3 horas de processamento intenso.
Se a imagem só tivesse o tamanho que está sendo consumido, tecnicamente a imagem deveria ter algo por volta de 12 GB. O que seria extremamente mais rápido para gravar no cartão. E menos espaço ocupado no meu NAS.
Entende, então a compressão que vc tem que usar é a transparente, a transparente ela faz a compressão no momento da gravação, ao invés de ser durante a compressão, isso torna a compressão transparente mais rápida já que vai gravar manos bits no momento da gravação. Tipo, se o arquivo for de 10MiB e a eficiência de compressão for de 50% então ao invés do SD ter que gravar os 10MiB ele vai gravar apenas 5MiB terminando a gravação mais rápido.
Bom, cartões de memória são realmente mais lentos mesmo. Se você quer um Cartão SD mais Rapido, procure os que são A1 ou os A2. Esses são cartões para instalar aplicativos e usar nos Raspberry Pi da vida.
Isso, eu falei para ele que SD não é SSD, mas eu não comentei que tem SD mais rapidos, mas mesmo assim não chega a um SSD.
Aqui eu tenho 2 SD bem rápidos, um no meu Smartphone, e o outro no meu PC.
Não me é viável comprar outro cartão no momento, esse entrega 20 mpbs de escrita. Não é a coisa mais rápida do mundo, mas serve. Diminuir as Isos para mim é mais interessante.
Deu super certo. Demoraria menos se eu tivesse com Linux instalado nesse PC, eu tive que passar os arquivos pro servidor, larguei eles lá rodando com esse programa e realmente reduziu MUITO o tamanho das imagens.