Como funciona o apx, o gerenciador de pacotes do Vanilla OS?

O gerenciador de pacotes do Vanila OS, denominado apx (pronuncia-se apex), é baseado no Distrobox e permite a instalação de pacotes de diferentes gerenciadores de pacotes. Na verdade, ele não é exatamente um gerenciador de pacotes, mas sim um administrador de contêineres, compatível com os repositórios do Ubuntu, Fedora, AUR e Alpine. A ideia é que os pacotes possam vir de diversas fontes, aumentando em muito a sua diversidade, e não sejam instalados diretamente no sistema, de modo a não interferir nele.

Tendo o Distrobox como base, os contêineres conseguem interagir com o áudio, vídeo e toda a interface de comunicação com a máquina, funcionando como um programa qualquer, permitindo até mesmo jogar games via Steam.

Entretanto, alguns softwares, como drivers e o kernel, devem interferir diretamente nos sistemas, nesses casos, o usuário deve transpassar a barreira ao apx para conseguir instalar. Para isso, podemos optar pelos comandos abroot exec apt install ou abroot shell apt install .

Você não precisa gerenciar o apx apenas pelo terminal, existe um programa com interface gráfica, criado pelos próprios desenvolvedores do Vanilla, chamado Apx GUI, que separa os aplicativos por repositório e permite observar o status de cada contêiner, além de resetar ou deletar o subsistema.

1 curtida

E como está a integração do aplicativo com o tema do sistema???