Há vários possíveis motivos para tal. Redução de custo de fabricação, redução de preço final, diminuição da espessura do equipamento, economia de espaço, aumento da capacidade da bateria (aproveitando o espaço liberado) e por aí vai… Há também as teorias sobre obsolescência programada, assim como há motivos de engenharia para essa mudança.
Em termos de possíveis defeitos, a chance da RAM falhar é mínima. Trata-se de um dos componentes mais resistentes do computador. Tanto que diversas memórias têm garantia vitalícia.
No mais, é como o @JG22 disse: memórias de mesma capacidade operam em dual channel, memórias de capacidades diferentes operam em flex mode. Com relação ao ganho de desempenho, o dual channel é absurdamente importante para o vídeo integrado, mas pouco atuante na responsividade geral da máquina, com ganhos maiores restritos a aplicações específicas.
Se você pretende jogar, o ideal seria procurar um equipamento com placa de vídeo dedicada ou APU AMD Ryzen. Neste segundo caso, o dual channel é requisito obrigatório para realmente extrair o potencial gráfico.
É importante delinear bem a diferença entre overclock na frequência do processador e o recurso de XMP da RAM (overclock da RAM). Um processador bloqueado para overclock (non-K, no caso da Intel) pode funcionar com XMP habilitado caso a placa-mãe ofereça esse recurso, uma vez que são coisas diferentes.