Como funciona memória RAM soldada na placa mãe em relação ao dual channel?

Vi um notebook com 8gb de memória RAM, porém soldada. A frequência é até boa, passa os 4000Mhz e é LPDDR4x, mas não tem slot nenhum de expansão. Sei que 2x4gb seria benéfico devido o dual channel, mas e quando é “uma só” soldada na placa? Como fica esse pente soldado em relação ao não soldado em single, ou em relação a dois pentes em dual channel? Entre um notebook com 8gb ram soldado e um com 8gb ram single sem slot pra expansão, qual é melhor?

Pretendo isntalar um ubuntu nessa máquina para programar, usar Blender e jogar nas horas vagas. Tenho medo dessa memória soldada atrapalhar um pouco o desempenho.

Desde já grato pelas respostas :wink:

1 curtida

@KairanD você é mais qualificado do que eu mas darei meu pitaco primeiro, sem sono…

  • Caso 1 Memória Soldada a placa mãe (4Gb)+ Memória no Slot SODIMM (4Gb), módulos pares → Dual Channel

  • Caso 2 Memória Soldada a placa mãe (4Gb)+ Memória no Slot SODIMM (8Gb), módulos não pares–> Flex Mode

No final do dia, pouco importa para o seu caso. Seria um “problema” para quem for jogar algo mais pesado e precisar dos banks de memória de forma gêmea; Compre a máquina que possuir o melhor Custo X Benefício e um melhor upgrade futuro. Aqui em casa, meu pai usa um Dell com 16Gb (máximo que a placa mãe aceita), sendo 2x8 a 2666Mhz e, meu notebook está com 20Gb (4Gb Soldados + 16Gb SODDIM), não tenho problemas e ainda tenho quatro gigas a mais do que ele. Meu uso meio intenso, SQL Server e MySQL via Docker, IDE Rider, 10 abas do FireFox abertas, IDE DBeaver, uma planilha ou documento do OnlyOffice aberto e uma música no fone, não jogo, apenas estudo e trabalho.

O único problema que EU vejo é com os Snaps, ademais, não acho que sua máquina terá problemas em nem um dos casos das memórias.

3 curtidas

Opa, valeu pela dica. Infelizmente os ultrabooks recentes, de intermediário a premium, possuem ou um pente soldado ou um sem slot adicional. Até o momento não achei um com possibilidade de expansão. Meu palpite é a questão do espaço interno da máquina, já que são todos modelos compactos que não chegam a 15". Trágico.

A minha esperança é que essa memória LPDDR4x com frequência de 4267MHz signifique algo além de números kk. Li que é uma evolução do DDR4 convencional, mas como isso afeta o grêmio na pratica eu não sei.

1 curtida

:wave:t2:

Um outro cuidado que seria bom considerar, o processador e a placa mãe.

Se a placa mãe for de entrada, muito provavelmente ela pode não oferecer suporte a overclock.
E tem procesadores que são bloqueados, não fazem overclock. Então eles tem um limite seguro de Mhz que eles suportam com relação a RAM. Como tem modelos que são bloqueados, logo eles só irão suportar a velocidade da RAM denominada pelo fabricante.

Um exemplo Core I3 1115G4, a Intel especifica a velocidade suportada de RAM: DDR4-3200, LPDDR4x-3733
Não sei dizer se este I3 aceita overclock… Mesmo que processador suporte overclock, ainda tem de ver se a placa mãe suporta…

Mas se o laptop for de entrada, opinião minha, não faz muito sentido overclock nele, logo um processador overclocked para atender a RAM só irá consumir mais energia, diminuindo sua autonômia. Eu penso que esta configuração pode estar desequilibrada.

Para o laptop de entrada eu aconselharia memórias com velocidades máximas que o processador suporte e que tenha a possibilidade de dual channel. Isso irá favorecer o chip gráfico integrado. Velocidades além do que o processador suporta pode ser um desperdício. E também repito as palavras do @JG22 analisar a máquina com melhor Custo x Benefício.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Cara já usei pente DDR2 667MHz e vai de boa, o que não pode acontecer é a RAM encher, o que deixa lento é uso de Swap.
Compre o que tiver mais memoria RAM.

2 curtidas

Se a memoria RAM der defeito você terá um grande peso de papel na mesa ou pode usar o notebook como bandeja.

Sorte que a confiabilidade das memorias a partir das DDR3 melhoraram muito ,no entanto, é bom tomar cuidado com o manuseio do equipamento. As chances do chipset de rede ou porta usb apresentar defeito é maior que defeito em algum modulo da RAM mas já vi notebook Samsung virarem sucata por causa de memoria defeituosa.

O ideal seria procurar notebooks que tenham pelo menos um slot de disponível para um segundo modulo de RAM para expansão caso precise e é claro para dual channel. ( a maioria dos notebooks vem um um modulo soldado e um slot disponível).

1 curtida

Olá.
De forma simples e pratica, mas considerando performance eu iria pelo caminho:

. Situação de que memória é soldada e não tem como fazer upgrade = escolha o que tem maior quantidade de RAM em dual channel.

. Situação em que não tem memória soldada, escolheria o que vir com mais RAM também e logo que possível duplicaria ativando os dois canais.

Particularmente não investiria em note com RAM soldada, a não ser o M1 porque o preço paga confiabilidade e se der pau, comprovado por defeito no hardware, terá outro.

3 curtidas

Frequência de memória alta não significa tudo. Para seu caso, acho que investir em 16Gb, entre 3200Mhz até 4267MHz, será bem mais interessante.

1 curtida

Uai, pente de 7 anos não encontra no mercado novo.
Com o tempo vira sucata de qualquer forma.

Há vários possíveis motivos para tal. Redução de custo de fabricação, redução de preço final, diminuição da espessura do equipamento, economia de espaço, aumento da capacidade da bateria (aproveitando o espaço liberado) e por aí vai… Há também as teorias sobre obsolescência programada, assim como há motivos de engenharia para essa mudança.

Em termos de possíveis defeitos, a chance da RAM falhar é mínima. Trata-se de um dos componentes mais resistentes do computador. Tanto que diversas memórias têm garantia vitalícia.

No mais, é como o @JG22 disse: memórias de mesma capacidade operam em dual channel, memórias de capacidades diferentes operam em flex mode. Com relação ao ganho de desempenho, o dual channel é absurdamente importante para o vídeo integrado, mas pouco atuante na responsividade geral da máquina, com ganhos maiores restritos a aplicações específicas.

Se você pretende jogar, o ideal seria procurar um equipamento com placa de vídeo dedicada ou APU AMD Ryzen. Neste segundo caso, o dual channel é requisito obrigatório para realmente extrair o potencial gráfico.

É importante delinear bem a diferença entre overclock na frequência do processador e o recurso de XMP da RAM (overclock da RAM). Um processador bloqueado para overclock (non-K, no caso da Intel) pode funcionar com XMP habilitado caso a placa-mãe ofereça esse recurso, uma vez que são coisas diferentes. :wink:

3 curtidas

Opa! Legal teu comentário. O notebook possui um processador i5 11300H de 11ª geração com Iris Xe, além dos 8gb RAM LPDDR4x 4267MHz. Existe uma opção com i7 e 16GB RAM, porém single e soldada também. E esse modelo em específico está enquadrado na categoria premium.

Até vi modelos com placa dedicada e slots pra fazer dual channel, mas eles não tem o item que busco: portabilidade.

De início eu estava interessado em um MacBook Air M1, mas como vi que ele não seria adequado pro meu uso devido o chip ARM e o Mac OS, estou atrás de uma máquina tão compacta e fina quanto, e com a possibilidade de carregar via usb c, já que não dá pra sair igual mochileiro com vários carregadores kkkkkk.

1 curtida

Interessante, não tinha pensado nisso. O negócio é achar um ultrabook compacto com essas opções de upgrade. Vou continuar pesquisando.

De início eu queria o Macbook Air mesmo, mas por ser ARM acho que vou ter dores de cabeça com compatibilidade. Sendo assim, estou buscando um ultracompacto tão bom quando o da Apple, ou que pelo menos chegue perto.

1 curtida

Dentre os compactos que vi todos são intel, infelizmente. Até gostaria que fosse AMD, mas está difícil achar. Quanto as memórias, vou continuar pesquisando algum com opção de dual channel, do contrário pego um com 16GB soldado mesmo.

A menos que você faça algo realmente extremamente exigente, vai ser bem difícil precisar de mais de 16GB de RAM, mesmo considerando anos à frente. :wink:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.