Como funciona a relação entre DE's e WM's?

Estou considerando aprender a utilizar uma WM por fins de curiosidade e uma “promessa” de aumento de produtividade, mas este tópico não é sobre isso exatamente.
Andei lendo bastante sobre e notei que em várias situações usuários procuram sobre como “alterar” a WM da DE que estão usando ou algo assim, o que me deixou confuso sobre a relação entre DE’s e WM’s.
Afinal, uma DE como Plasma, GNOME ou Lubuntu estão “acima” de um WM?
Quero dizer assim, uma DE por padrão possui um WM? Ou ela é usada com este WM?
Por exemplo, o Plasma possui o Kwin como WM, o Plasma está “acima” do Kwin quando falamos de hierarquia na composição gráfica do sistema? Ou o Plasma está “junto” do Kwin?
Eu de fato espero que tenham entendido a minha dúvida, agradeço de antemão por qualquer resposta.

PS: Eu falei de WM’s e DE’s, mas podem falar sobre a relação de outros “elementos gráficos”(?) que tiver, vi algo sobre compositores também.

1 curtida

Cara a resposta é depende:

Existem WMs que são a própria DE, isso é comum no universo Wayland, por exemplo:

• Grefsen

Nesse caso a resposta seria:

A DE por padrão possui um WM e a própria DE é o WM

Existem também DEs que dependem de um WM, por exemplo:

• GNOME

Nesse caso a resposta seria:

A DE por padrão possui um WM e precisa ser usada com este WM

E por fim, existem DEs modulares (pelo menos no caso de DEs), por exemplo:

• LXQT

É usada com este WM

Esse caso é interessante porque você pode usar com qualquer WM que funcione por si só

De modo geral como a WMs controlam as janelas e o shell da DE é composto de uma ou mais janelas a relação seria:

Desktop_Environment = { WM > Shell > Aplicativos }

Geralmente são painéis, docks e widgets os conceitos variam de acordo com DE por exemplo, no Plasma seria “Plasmoids”, no Cinammon seria Desklets…