Boa tarde, pessoal! Eu não sou 100% leigo no que se trata de computação. Entendo mais ou menos como as coisas funcionam. Mas no linux estou começando agora, então preciso da ajuda de vocês para resolver um problema.
Estou num Asus Vivobook com
- CPU Intel i7 8ªGen
- GPU NVIDIA GeForce MX230
- Fedora 42
Na pós-instalação, segui as principais sugestões que são veiculadas por aí kkk
- Habilitei o RPM Fusion
- Instalei os codecs Multimedia
- sudo dnf install libva-nvidia-driver (em tese para que os reprodutores de mídia pudessem utilizar a aceleração gráfica)
Tudo isso eu fiz porque não gosto do VLC e gostaria de usar o reprodutor padrão do Gnome mesmo, de fábrica, para tentar um “workflow” mais minimalista kkkk.
Só que… ao rodar um vídeo em 3840x2160 (4K), H.264 (High Profile), 30 fps, taxa de bits ~48 Mbps; percebi uns poucos gargalos, como se o notebook estivesse trabalhando no limite.
Instalei e rodei o comando Nvtop no terminal, que me mostrou um intenso uso da placa de vídeo integrada, e a GPU da NVIDIA nem acordou.
Conversei um pouco com o Gemini sobre isso, mas tudo que ele sabia me orientar era a manter em definitivo o programa “vídeos” rodando SEMPRE com a dGPU.
Entretanto, não gostei dessa solução, por 2 razões:
-
Eu sei que o ideal é o sistema escolher automaticamente a placa dedicada apenas quando a operação é complexa o suficiente, a fim de economizar bateria.
-
Não funcionou… mesmo tentando “Lauch using Discrete Graphics Card” ou através dos comandos de terminal que a IA me instruiu, a GPU integrada continuou sendo utilizada como padrão.
Enfim… gostaria da ajuda de vocês para entender se esse comportamento é padrão, esperado… entender se há outras razões possíveis para esse gargalo na execução do vídeo… e como resolver isso tudo.
Se houver também, queria uma forma de testar se o sistema está sendo capaz de “acordar” minha GPU quando necessário.