Como formatar SSD de Notebook

E aí, galera? Eu estou querendo zerar um SSD de um notebook. Tentei criar um live USB de windows, pra, na instalação, usar o CMD com Shift+F10 pra fazer isso, mas não tô conseguindo. Vocês conhecem algum programa, de preferência que rode via live USB, pra que eu consiga, finalmente, formatar o disco?

Nota: ele tá com Windows instalado. Se tiver algum programa que já rode no SO, também serve.

Nota: quero zerar o SSD, apagando, também o Sistema Operacional.

tem o hirens boot ou qualquer distro linux pelo gparted

Você quer fazer uma formatação segura (secure erase) ou simplesmente uma formatação rápida?

Para realizar uma formatação rápida pode utilizar o Gnome Disks ou o GParted, se quiser fazer uma formatação segura recomendo o shred.

shred -v /dev/sdX

1 curtida

Então, baixe um linux, como:
Ubuntu → https://www.ubuntu.com/download
ou
Linux Mint → Download Linux Mint 21.3 - Linux Mint

Deixe-o bootável em um pendrive com o Etcher → balenaEtcher - Flash OS images to SD cards & USB drives

Entre no sistema em modo live, e abra o Gparted

Selecione seu SSD e apaguei as partições do Windows.

2 curtidas

@anon48453804 @kevinlucasilva Isso ai faz o mesmo efeito do procedimento que é feito no windows? (Tecla do windows + F10 > diskpart > list disk > select disk * > clean)

Não sei dizer, nunca utilizei o Windows 10.

Tbm ñ sei dizer, smp usei o Gparted!

1 curtida

E quando o GParted não consegue formatar?

Experimenta refazer a tabela de partições (em gpt para máquinas com UEFI ou msdos/mbr para máquinas Legacy)

1 curtida

Formatar (forma rápida e comum) seria vc excluir e/ou recriar as partições
Caso queira sobrescrever tudo mesmo (literalmente escovar os bits) você pode sobrescrever tudo por zero (esqueci o nome deste meio de formatação, algo como zero fill eu acho)

Em algumas bios (like Dell) tem a função “Data Wipe” que sobrescrever todo o armazenamento. Possa ser que tenha em sua bios também :wink:

OBS: O processo é demorado e irrecuperável, faça um backup antes!

1 curtida

@Rodrigo_Chile e @mngustavo13 obrigado por responder.

Na verdade eu desabilitei algumas coisas na Bios (não me pergunte o que eu desabilitei) e acabei conseguindo formatar.

Abração pro 6.
Luís Cláudio LA

1 curtida