Como forçar o linux a reconhecer minha guitarra como input ao inves de output?

Salve galera estou tentando conectar minha guitarra no notebook para usar o guitarix, estou usando um mini amplificador (daqueles de conectar fone de ouvido) e tentando passar o som pro notebook por um cabo aux pela saida de microfone do amplificador (a saida aux por algum motivo nem é reconhecida pelo sistema) porem o pop_os reconhece apenas como output e não como input de som, eu sei que uma forma de resolver esse problema é com um adaptador (aqueles que conectam na entrada de audio do note e tem as entradas separadas pra fone e mic) mas não tenho como encontrar um desses tão cedo. Existe alguma forma de forçar o linux a reconhecer como entrada de audio ao invez de saida? nunca tive esse problema no windows entao não faço ideia de como resolver e nao encontro nada sobre isso.

2 curtidas

Olá!

Olha, acredito que não ficou claro o modo como conectou.
Se usou o mini amplificador para coletar o som da guitarra pra enviar pelo aux ao notebook creio que não dará certo.

Tem que ficar claro o que é entrada e o que é saída.

O que está conectado à entrada do notebook, e quando digo à entrada é chegando via plug sinal de microfone ou similar?

O que está conectado à saída do notebook, aqui, o sinal que sai para speaker ou phones está indo para onde?

A guitarra que tem saída via plug p10 (?) você está enviando para um conector de entrada de sinal aonde? Importante lembrar que instrumento tem impedância bem diferente de sinal de um mic, headphone e etc.

OBS qual é o mini amplificador? quais conexões ele possui? essa porta de conexão auxiliar dele não é para receber sinal e amplificar para a saída de headphone? Ele está conectado via USB ao notebook? Se a função dele é exclusiva amplificar para saída então ele não processa sinal de entrada para devolver ao notebook, apenas capta do notebook e joga para saída phone.

No mais tradicional é você pegar a saída da guitarra, ligar num pré-amp/interface que vai liberar um sinal de saída em que você vai conectar a uma porta de entrada (mic/instrumento) do notebook. Ai sim, no notebook você vai no controle de mix em entrada e trabalha o volume de captação.

Talvez uma foto mostrando como esta tudo conectado ou um passo a passo de como foi mapeando as conexões e depois a captura de tela do seu controle de entradas e saídas no mixer do notebook.

O PulseAudio Volume Control é ótimo para isso.
Caso não tenha instalado busque pela loja de apps e instala ele.