Como fazer um "servidor Onedrive" na minha rede local com Linux

Eu gostaria de usar o Onedrive numa distro Linux leve via VMWare e compartilhar essa pasta com o Host (de preferência) ou na rede mas não sei qual é a melhor maneira.

Para explicar minha situação: eu trabalho usando o SolidWorks e a empresa que eu trabalho por ser pequena não paga a licença do programa para todos os computadores, eles me fornecem um notebook com configuração até OK, porém para evitar multas com a empresa do software a gente roda o programa em uma MV com Windows, assim separando qualquer ligação da empresa (como Onedrive que a gente usa para acessar os projetos) com o software. O problema é que nesse cenário o desempenho do SolidWorks fica ruim ao ponto de prejudicar minha produtividade e minha paz.

Para contornar isso eu decidi instalar o SolidWorks no meu PC, bloquear as conexões no firewall (mas isso não é garantia de segurança porque o programa para iniciar mesmo que pirara precisa de um serviço desbloqueado) e ligar o notebook no meu PC via cabo ethernet para acessar os arquivos do Onedrive, assim eu mantenho a premisa de ter as coisas da empresa separadas do programa pirata.

Mas eu tenho outra necessidade: as vezes eu preciso viajar então quero levar o notebook da empresa comigo, mas ainda rodar o programa no meu PC acessando via conexão remota, para isso eu pensei em ter um VM com alguma distro Linux bem leve rodando algum serviço que faça o Onedrive compatível com o Linux, e aí compartilhar essa pasta do Onedrive da VM para o meu PC host.

A questão é que eu não sei como fazer isso, eu tentei com uma distro antiX que tem o rclone e não consegui.

Vocês conhecem algum caminho bom para eu fazer isso? Tem que se levar em conta que eu preciso conectar ao Onedrive Business e talvez isso precise de algum token que eu não vou conseguir com o administrador da conta Microsoft.

Agradeço desde já as respostas!